Pesquisa personalizada

31 Agosto 2011

Visitar a Igreja de São Martinho - Chavães

Visitar o Pelourinho de Barcos



Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Barcos

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, localizada na Freguesia de barcos, é um templo de arquitectura medieval, maneirista e barroca. De planta longitudinal, composta por nave, de estrutura medieval, capela-mor mais baixa e estreita, maneirista, e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira em masseira na nave e em falsa abóbada de berço de madeira com caixotões pintados na capela-mor, escassamente iluminada por frestas e janelas em capialço.
A fachada principal, em empena, com vãos rasgados em eixo, composto por portal escavado, em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, de três arquivoltas, ornadas por motivos vegetalistas, e por fresta, também de volta perfeita. As fachadas são rematadas por friso e cornija na capela-mor e em cachorrada e cornija, na nave, atestando a sua maior antiguidade e épocas diferentes de construção, sendo as laterais rasgadas por portas travessas em arco apontado, com impostas salientes e arquivoltas decoradas por motivos geométricos e vegetalistas.
Sobre a fachada lateral esquerda ergue-se a sineira com três ventanas, a superior de menores dimensões, rematada por cornija e pináculos.
No interior da nave, preserva-se o coro-alto e dois arcossólios em arco apontado, que albergariam túmulos particulares, um púlpito quadrangular, com respectivo baldaquino, em estilo maneirista, de madeira com marchetados de bronze com acesso por porta de verga recta no lado do Evangelho. O arco triunfal, de volta perfeita, é totalmente revestido a talha de estilo barroco nacional que prolonga a estrutura dos retábulos colaterais, de planta recta e um eixo, de estrutura incaracterística, mas demonstrando um primitivo tratamento maneirista, com remate em tabela com aletas, e que foram remodelados para se adaptarem à estrutura de talha que envolveu o arco triunfal.
Preservam-se as coberturas internas pintadas com temática hagiográfica na capela-mor e na sacristia, tendo sido apeados os painéis da nave.
O retábulo do altar-mor, em talha dourada, de planta côncava e um eixo, é um belo exemplar do estilo barroco nacional, preservando-se o banco primitivo, em granito. O intradorso do arco triunfal ostenta pinturas murais de carácter decorativo, sendo possível verificar na Casa da Tribuna as pinturas murais que marcavam a parede testeira. Conserva cachorros com decoração românica no interior da sacristia, na parede que confina com a capela-mor.
Esta Igreja está classificada como Monumento Nacional.

Visitar a Capela de São Pedro - Barcos

A capela de São Pedro, localizada na Freguesia de barcos, é um pequeno templo de arquitectura vernácula e oitocentista. De origem medieval, foi reconstruída no século XIX. Trata-se de uma capela de nave única com cobertura de duas águas, antecedida por pequena escadaria de 3 degraus. Possui fachada em empena, rematada no vértice por cruz vazada de ferro e portal de verga recta.

Visitar a Capela de Santo Aleixo - Barcos



Visitar a Capela de Santa Bárbara - Barcos

A Capela de Santa Bárbara, localizada na Freguesia de barcos, é de arquitectura maneirista e barroca. Apresenta planta longitudinal de espaço único e cobertura interior homogénea, de madeira em masseira, escassamente iluminada por fresta rasgada na fachada lateral direita.
A fachada principal, em empena, é rasgada por portal de verga recta, ladeado por janela e porta de acesso a púlpito exterior com guarda plena de granito. Todas as fachadas são flanqueadas por cunhais de cantaria, encimados por pináculos piramidais e rematadas por cornija saliente.
No seu interior guarda-se um interessante retábulo de produção barroca tardia, apenas policromado recentemente. Conserva urna funerária com o corpo incorrupto da denominada "Servinha".

Visitar a Capela de Santa Maria do Sabroso - Barcos

A Capela de Santa Maria do Sabroso, localizada na Freguesia de Barcos, é um templo de arquitectura românica e seiscentista. Possui nave única e capela-mor mais estreita, com coberturas em falsa abóbada de berço.
A fachada principal, voltada a Oeste, é de maior altura que as restantes, sendo rasgada por pórtico de arco levemente apontado com duas arquivoltas e, superiormente, por uma pequena fresta. Possui remate em empena, cortada por sineira sobrepujada por cruz. A fachada Norte possui porta rectangular e remate em cornija. No corpo da capela-mor, fresta e cachorrada sobre a qual se desenvolve a cornija. O alçado Este é cego. Por seu turno, o alçado Sul apresenta-se cego no corpo da nave sendo rasgado no corpo da capela-mor por janela de capialço, sobrepujada por cachorrada e cornija. Junto aos muros, várias tampas de sepulturas com cruzes e espadas esculpidas.
O interior ostenta o portal axial de arco apontado e, no lado do Evangelho, uma porta rectangular e púlpito quadrangular, a que se tem acesso por escadaria de pedra. O alçado fronteiro a esta segunda porta é cego. O arco triunfal, de arco apontado, é ladeado por dois altares simples. Além de outras sepulturas, destaca-se uma sepultura centralizada na transição da nave para a capela-mor, à entrada do arco triunfal.
A capela-mor apresenta, no lado da Epístola, fenestração rectangular. Possui retábulo de madeira policroma de finais do século XVI ou inícios do seguinte. As coberturas interiores são em falsa abóbada de berço abatido, em madeira. Conservam-se vestígios, na fachada principal, do que poderia ter sido um alpendre.

Visitar o Calvário - Barcos



Visitar a Calçada Romana do Sabroso - Barcos



Visitar o Pelourinho de Arcos (Tabuaço)

O Pelourinho de Arcos (Tabuaço) foi construído no século XVI, tendo sido reconstruído no ano de 2001. Apresenta uma plataforma quadrangular, com três degraus. Nessa plataforma encontra-se um plinto quadrado, da qual parte o fuste prismático rematado com pequeno anel oitavado. O capitel prismático octogonal, é delimitado por molduras côncavas na base e no topo e coroado por pirâmide.

Visitar o Lagar da Serra - Arcos (Tabuaço)

Visitar a Igreja de São Silvestre - Arcos (Tabuaço)

A Igreja de São Silvestre, localizada na Freguesia de Arcos (Tabuaço), é muito simples e apresenta cruzes latinas insculpidas. A capela-mor é mais elevada, resultante de uma intervenção no século XVIII. Os retábulos mor e das Almas são de talha dourada e policromada em estilo barroco nacional. A pia baptismal é de construção quinhentista.

Visitar a Estátua de Nossa Senhora de Fátima - Arcos (Tabuaço)



Visitar a Cascata do Corgo - Arcos (Tabuaço)



Visitar a Capela do calvário - Arcos (Tabuaço)

30 Agosto 2011

Visitar a Capela de Santo António - Arcos (Tabuaço)

A Capela de Santo António, localizada na Freguesia de Arcos (Tabuaço), foi construída em 1952 e veio substituir o primitivo templo que foi demolido.
No seu interior o piso é lajeado, possui uma elegante pia de água benta em forma de cálice, existe também uma lápide em granito, com tampa artística com inscrições, talvez em hebraico.

Visitar o Cabeço Redondo - Arcos (Tabuaço)

Visitar a Quinta do Pôpa - Adorigo



Visitar a Igreja de Nossa Senhora de Conduzende - Adorigo


Visitar a Estátua de São Martinho - Adorigo



Visitar a Capela da Quinta de Santo António - Adorigo



29 Agosto 2011

Visitar o Rio Távora - Tabuaço

O Rio Távora, atravessa o Concelho do Tabuaço, para se juntar ao rio Douro. No seu caminho pelo Concelho pode-se ver belas paisagens e desfrutar de algumas praias fluviais.

Visitar o Rio Douro - Tabuaço

O Rio Douro é a fronteira norte do Concelho do Tabuaço e faz o seu percurso por entre os montes e as quintas em que as vinhas da região proporcionam encantadoras paisagens.

Visitar Tabuaço

Tabuaço é uma vila no Distrito de Viseu, com cerca de 1 800 habitantes. É sede de município com 135,72 km² de área e 6 785 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias (Adorigo, Arcos, Barcos, Chavães, Desejosa, Granja do Tedo, Granjinha, Longa, Paradela, Pereiro, Pinheiros, Santa Leocádia, Sendim, Tabuaço, Távora, Vale de Figueira e Valença do Douro). O município é limitado a norte pelo município de Sabrosa, a leste por São João da Pesqueira, a sueste por Sernancelhe, a sudoeste por Moimenta da Beira e a oeste por Armamar.
Cerca de 25% da população trabalha no sector terciário, mas a agricultura continua a ser o sector com maior peso, cerca de 56% da população activa. Entre os produtos de maior importância económica, destaca-se o vinho e o artesanato.
As raízes da vila de Tabuaço remontam a tempos mais velhos do que a própria nacionalidade portuguesa. Durante a Pré-História, vários foram os povos que aqui se instalaram e desenvolveram a sua acção, visível quer em ruínas de abrigos e castros, quer em vestígios de instrumentos de trabalho, como peças de cerâmica ou primitivos lagares e lagaretas de azeite e vinho.

Gastronomia
Tabuaço oferece uma gastronomia de saberes e sabores tradicionais, cuja principal especialidade é o afamado cabrito recheado com arroz de forno, mas há também um óptimo presunto e uma deliciosa bola de carne e peixinhos do rio em molho de escabeche. De destacar ainda a Fritada de Anho, o Javali, o Arroz de Cabidela. São também muito apreciados os doces de castanhas e o Bolo-Rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país, mas também a Bola doce, o Folar de azeite, o Folar Doce, Pão-de-ló, Matrafões, Aletria, Pudim de Ovos, Tarecos, Rebuçados de Ovos.
Tabuaço é ainda Terra de bom vinho mas também de excelentes azeites.

Artesanato
O artesanato do concelho de Tabuaço está intimamente ligado à construção de peças e instrumentos relacionados com a cultura da vinha e com a produção do vinho. Assim, a cestaria, tanoaria e latoaria são as principais artes artesanais no concelho.

O Que Visitar
No Concelho:
Rio Douro
Rio Távora

Na Freguesia de Adorigo:
Capela da Quinta de Santo António
Estátua de São Martinho
Igreja de Nossa Senhora de Conduzende
Quinta da Pôpa

Na Freguesia de Arcos:
Cabeço Redondo
Capela de Santo António
Capela do Calvário
Cascata do Corgo
Estátua de Nossa Senhora de Fátima
Igreja de São Silvestre
Lagar da Serra
Pelourinho

Na Freguesia de Barcos:
Calçada Romana do Sabroso
Calvário
Capela de Nossa Senhora do Sabroso
Capela de Santa Bárbara
Capela de Santo Aleixo
Capela de São Pedro
Igreja matriz
Pelourinho

Na Freguesia de Chavães:
Igreja de São Martinho

Na Freguesia de Desejosa:
Aldeia Típica de Desejosa
Capela de Santa Bárbara
Igreja de Santo Antão
Igreja Matriz de Balsa

Na Freguesia da Granja do Tedo:
Capela das Chagas de São FranciscoLinkIgreja de Nossa senhora do Socorro
Igreja Matriz
Ponte Romana dos dois Arcos
Ponte Romana (Arco único)
Praia Fluvial
Rio Tedo

Na Freguesia da Granjinha:
Igreja de Santa Bárbara
Igreja de Santo Amaro
Mosteiro de São Pedro das Águias
Praia FluvialLink
Na Freguesia de Longa:
Capela da Senhora da Guia
Capela de Nossa Senhora da Saúde
Capela de Santo António
Capela de Santo Isidoro
Capela de São Miguel
Capela de são Sebastião
Castro de Longa
Coreto
Igreja Matriz
Santuário da Senhora da saúde

Na Freguesia de Paradela:
Capela de Santa Filomena
Capela de São Mamede
Fontanário de São Mamede
Fontanário do Ribeiro
Igreja Matriz
Lagar Romano
Nicho de Nossa Senhora de Fátima
Pedra do Cavalo

Na Freguesia de Pereiro:
Igreja de São Sebastião

Na Freguesia de Pinheiros:
Capela de Nossa Senhora da Conceição
Capela de Santa Bárbara
Capela de Santa Maria Madalena
Capela do Senhor do Calvário
Gravuras Rupestres do Cabeço das Pombas
Igreja de Santa Eufémia
Via Sacra

Na Freguesia de Santa Leocádia:
Capela de Nossa Senhora da Saúde
Igreja
Pelourinho

Ponte Romana

Na Freguesia de Sendim:
Capela de Nossa senhora da Nazaré
Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho
Capela de São Marcos
Capela de São Miguel
Igreja de Santa Maria de Sendim
Parque de Merendas de Bouções
Pelourinho
Santuário de Santa LuziaLinkTanque Comunitário de Guedieiros

Na Freguesia de Tabuaço:
Capela de Santa Bárbara
Capela de São Plácido
Capela de São Vicente
Cruzeiro do Largo 5 de Outubro
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Jardim do Calvário
Jardim do Tabuaço
Miradouro
Museu do Imaginário Duriense
Piscina Municipal

Na Freguesia de Távora:
Capela da Senhora dos Prazeres
Capela de Santa Bárbara
Capela de Santo António
Convento de São Pedro das Águias
Igreja Matriz

Na Freguesia de Vale de Figueira:
Cabeça do Guerreiro
Cruzeiro
Igreja de Nossa Senhora da ApresentaçãoLink
Na Freguesia de Valença do Douro:
Igreja Matriz
Miradouro do Largo do Fontanário
Pelourinho
Quinta do SeixoLink

Onde Dormir
Casa do Brasão
Casa Cimeira
Quinta da Aveleira
Quinta da Padrela
Quinta das Herédias
Quinta de São Luiz
Quinta de São Pedro das Águias
Quinta de Santo António
Quinta do Bom Retiro
Quinta do Monte Travesso
Quinta do Panascal
Quinta do Pégo
Quinta do Seixo
Residencial Satélite

Onde Comer
Adega Típica A Tarraxa
Adega Típica O Tonel
Pizzaria A Forja
Quinta dos Magusteiros
Restaurante A gatinha
Restaurante a Petisqueira
Restaurante o cruzeiro
Restaurante O tachinho da Té
Restaurante Residencial Satélite
Restaurante Retiro da Avenida
Restaurante Tábua D'aço

25 Agosto 2011

Visitar a Igreja de Vilela Seca



Visitar a Barragem do Penedo - Vilela do Tâmega



Visitar a Praia Fluvial do Açude - Vila Verde da Raia



Visitar a Ponte Romana de Vila Verde da Raia

A Ponte Romana pedonal de Vila Verde da Raia, também conhecida como “O Arquinho” situa-se no lugar do Amêdo, passando sobre o Ribeiro de Arcossó. Fazia a ligação entre Vila Verde da Raia e Santo Estevão e Monforte do Rio Livre.

Visitar o Cruzeiro do Senhor dos Milagres - Vila Verde da Raia



Visitar o Chafariz de Vila Verde da Raia



Visitar a Capela de Nossa Senhora dos Milagres - Vila Verde da Raia



24 Agosto 2011

Visitar a Capela de Nossa Senhora das Neves - Vila Verde da Raia

A Capela de Nossa Senhora das Neves, localizada na Freguesia de Vila Verde da Raia, foi construída no século XVII. No seu interior destacam-se as três imagens de Nossa Senhora das Neves: uma no altar, ao lado do Evangelho; a mais antiga encontra-se na Mísula que serviu de Púlpito; a terceira imagem é de roca, destinado-se às procissões, que se encontra arrumada numa vitrina, no Baptistério.

Visitar a Piscina do Aeroclube - Vilar de Nantes



Visitar a Capela de Santa Ana - Vilar de Nantes



Visitar a Torre do Relógio - Vidago



Visitar as Termas do Vidago

As Termas do Vidago, localizadas na Freguesia do Vidago, encontram-se inseridas no centenário Parque de Vidago, onde são visíveis edifícios do estilo "belle époque".
Vidago, Vidago II e Fonte Salus são as três nascentes de onde provém a água utilizada nas termas de Vidago. Das práticas termais disponíveis destacam-se a hidropinia (ingestão da água mineral das 3 fontes), as técnicas destinadas ao aparelho respiratório e os duches e banhos, simples ou com massagens. Com base nas características especiais da água e toda a calma e tranquilidade do parque, existem aqui programas especiais para potenciar o bem-estar dos visitantes desta estância termal - Anti-Stress, Desabituação ao Tabagismo e Controlo de Peso.

Visitar o Tanque do Olmo - Vidago



Visitar o Solar dos Machados - Vidago

O Solar dos Machados, localizado na Freguesia do Vidago, está disposto de gaveto numa rua que termina no largo central da povoação. É um edifício barroco, construído muito provavelmente no século XVIII. Este solar segue a planimetria mais comum da casa comprida e de linhas sóbrias na tradição do maneirismo. Apresenta planta rectangular com capela integrada num dos topos. As fachadas estão rebocadas e pintadas. A fachada principal dá acesso à ala residencial de dois pisos e quatro panos, rasgados por portal de verga recta no piso térreo e por duas janelas de sacada no segundo andar.

Visitar o Santuário do Alto do Colo - Vidago



23 Agosto 2011

Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Vidago

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Freguesia do Vidago, de estilo neo-românica, foi construída na década de 40 do século XX.

Visitar o Fontanário do Largo do Olmo - Vidago

O Fontanário do Largo do Olmo, localizado na freguesia do Vidago, foi construído na década de cinquenta do século passado.

Visitar a Estátua de Bonifácio da Silva Alves Teixeira - Vidago



Visitar a Capela do Cabo - Vidago



Visitar a Capela de São Simão - Vidago

A Capela de São Simão, localizada na Freguesia do Vidago, foi construída em 1802.