Pesquisa personalizada

31 outubro 2011

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Luz - Santo Amaro

A Capela de Nossa Senhora da Luz, localizada na freguesia de Santo Amaro, é muito antiga, sendo a data de construção desconhecida, mas já se falava dela no Século XVI.
Apresenta excelente trabalho em cantaria de basalto negro onde se destaca o frontão triangular efectuado no mesmo material.

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Boa Hora - Santo Amaro

A Capela de Nossa Senhora da Boa Hora, localizada na Freguesia de Santo Amaro, começou a ser construída em 1711. Devido a estragos causados pelos tremores de terra teve de ser reconstruída no ano de 1883, sendo nessa data o sino da torre sineira sido oferecido por imigrantes da localidade.

Visitar o Aeroporto da Ilha de São Jorge - Santo Amaro

O Aeroporto da Ilha de São Jorge, localizado na Freguesia de Santo Amaro, foi inaugurado em 1982.

Visitar a Ponta dos Rosais

A Ponta dos Rosais, localizada na Freguesia dos Rosais, é o nome atribuído ao extremo Noroeste da ilha de São Jorge, eleva-se a mais de 200 metros de altitude acima do nível do mar. Deste local pode-se vislumbrar a toda a linha do horizonte a grandeza do Oceano Atlântico pontuada pelas Ilhas do Faial e do Pico.

Visitar o Parque Florestal Sete Fontes - Rosais

O Parque Florestal Sete Fontes tem cerca de 50ha e fica localizado na freguesia dos Rosais. Este parque teve início no ano de 1962 tendo sido oficialmente inaugurado em 1976. Em 1962 deu-se início à reconversão dos terrenos que hoje pertencem ao Parque Florestal Sete Fontes, outrora apenas terrenos baldios. Este parque ao longo das três décadas após a sua conclusão foi sendo sucessivamente ampliado e melhorado com o plantio de várias espécies introduzidas e endémicas da Macaronésia.
O espaço é densamente arborizado e percorrido por largos arruamentos no seu perímetro exterior, e inúmeras veredas no perímetro interior. Estas veredas interiores conduzem a lagos e tanques, viveiros de traçado mais formal, recinto de recreio infantil, recinto para merendas, relvados arborizados e algumas construções de apoio junto às entradas.

Visitar o Miradouro do Freitas - Rosais

29 outubro 2011

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Rosais

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Freguesia de Rosais, foi construída no centro da freguesia, no decurso do século XVIII, e reconstruída após o sismo de 1964.
A igreja é ampla, com três naves. Apresenta um retábulo no altar-mor restaurado em 2003, revestido a talha pintada a verde, creme, azul e ouro. Perto da imagem de Nossa Senhora do Rosário, encontra-se o Sagrado Coração de Jesus.

Visitar o Farol da Ponta dos Rosais

O Farol dos Rosais situa-se sobre espectaculares escarpas, na Freguesia dos Rosais, a mais de 200 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado a 1 de Maio de 1958, sendo na altura o melhor e tecnologicamente mais avançado farol da rede portuguesa.

Visitar o Chafariz dos Rosais

Visitar o Chafariz do Caminho de Cima - Rosais

Visitar o Chafariz das Sete Fontes - Rosais

Visitar a Poça de Simão Dias - Norte Grande

Visitar o Pico Pinheiro - Norte Grande

O Pico Pinheiro é uma elevação localizada na freguesia do Norte Grande.
Esta formação geológica tem 895 metros de altitude. Dado que se trata de uma estrutura vulcânica que em termos geológicos se pode considerar geologicamente recente ainda não sofreu os naturais efeitos da erosão sobre a sua cratera que se encontra ocupada por uma lagoa de pequena dimensão.

Visitar o Pico da Esperança - Norte Grande

O Pico da Esperança é uma montanha vulcânica localizada na freguesia do Norte Grande, atingindo os 1053 metros de altitude.
Do cimo do cone vulcânico avista-se a ilha do Faial, a ilha do Pico nas vertentes voltadas a Sul e a Ilha Terceira e a ilha Graciosa na vertente voltada a Norte.

Visitar a Igreja de Santo António - Norte Grande

A Igreja de Santo António, localizada na Freguesia de Norte Grande, é datado de 1931, e possui duas torres sineiras.

Visitar a Igreja de Nossa Senhora das Neves - Norte Grande

A Igreja de Nossa Senhora das Neves, localizada na freguesia do Norte Grande foi construída em 1762 sobre as ruínas de uma Igreja anterior.
Esta igreja apresenta-se dotada de um corpo único, com também só uma capela-mor revestida de azulejos. A talha da capela-mor é pintada de azul e ouro. Nas capelas laterais encontram-se imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima.

Visitar a Fajã da Ribeira da Areia - Norte Grande

A Fajã da Ribeira da Areia localizada na freguesia do Norte Grande, na costa Norte da ilha de São Jorge.
É uma Fajã de grande dimensão e em tempos muito habitada. No ano de 1891 tinha 451 habitantes. Esta como como algumas outras fajãs da ilha de São Jorge foi praticamente votada ao abandono, não só devido ao terramoto de 1980, mas também em resultado do envelhecimento da população e do desinteresse dos jovens.
Apesar disso ainda hoje vivem várias famílias na fajã.
As culturas que se fazem nesta fajã são a batata doce, e a batata da terra, a vinha e o inhame.

Visitar o Chafariz de Santo António - Norte Grande

27 outubro 2011

Visitar o Chafariz de Terreiros - Manadas

Visitar o Chafariz da Senhora da Guadalupe - Manadas

Visitar a Capela de Santo António - Manadas

Visitar a Capela de Santa Rita de Cássia - Manadas

Visitar a Capela da Senhora da Guadalupe - Manadas

A Capela da Senhora da Guadalupe, localizada na Freguesia de Manadas, apresenta no seu frontispício um curioso nicho onde outrora, certamente, havia uma pequena imagem de pedra.

Visitar Velas

Velas é uma vila localizada na ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores, com cerca de 5 605 habitantes.
É sede de um município com 119,08 km² de área e 5 605 habitantes, subdividido em 6 freguesias: Manadas, Norte Grande, Rosais, Santo Amaro, Urzelina e Velas. O município é limitado a leste pelo município da Calheta, e tem o oceano Atlântico em todas as outras direcções.

Pequeno Resumo Histórico
A origem do nome desta localidade nunca foi esclarecida pelos historiadores.
Esta vila encontra-se entre os povoados mais antigos da ilha de São Jorge. E foi edificada em consequência do testamento do Infante D. Henrique datado de 1460, feito numa igreja debaixo da invocação de São Jorge. O município de Velas foi criado por volta de 1490, sendo que a elevação da povoação à categoria de vila terá ocorrido no de 1500, por carta de D. Manuel I de Portugal. Esta localidade já surge como vila num mapa de 1507.
No dia 19 de Setembro de 1708 uma esquadra naval, comandada pelo pirata Francês René Duguay-Trouin constituída por 8 naus de linha e 3 navios Corsários de grossa artilharia, atacam a vila das Velas, não tendo no entanto conseguido entrar no Porto de Velas.
Ao primeiro ataque os habitantes da vila, comandados pelo Sargento Mor Amaro Teixeira de Sousa, conseguem impedir o desembarque tentado a 19 de Setembro. No dia 20 deu-se novo ataque e os habitantes não conseguiram opor-se com êxito a esta tentativa.
Os franceses permaneceram nesta vila 5 dias em que saquearam completamente as igrejas e casas abastadas. Em local sobranceiro ao sitio onde se efectuou o desembarque, foi construído o Forte de Nossa Senhora do Pilar, também conhecido por Castelo da Eira.

Pico do Pinheiro
Poça de Simão Dias

Na Freguesia de Rosais:
Chafariz das Sete Fontes
Chafariz do Caminho de Cima
Chafariz dos Rosais
Farol da Ponta dos Rosais
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Miradouro do Freitas
Parque das Sete Fontes
Ponta dos Rosais

Na Freguesia de Santo Amaro:
Aeroporto da Ilha de São Jorge
Capela da Senhora da Boa Hora
Capela de Nossa Senhora da Luz
Capela de Nossa Senhora das Candeias
Capela de São Vicente Ferrer
Capela do Cristo Rei
Chafariz
Igreja de Santo Amaro
Império de Santo Amaro

Na Freguesia de Urzelina:
Capela de Jesus, Maria e José
Capela de Nossa Senhora da Encarnação
Capela de São José
Capela do Senhor Jesus da Boa Morte
Chafariz
Chafariz da Igreja
Igreja de São Mateus
Império
Piscina
Praia da Urzelina

Na Freguesia de Velas:
Caldeira de Santo Cristo
Capela de Nossa Senhora da Lourdes
Capela de Nossa Senhora da Piedade
Capela de Nossa Senhora do Livramento
Capela de Santa Ana
Capela de Santo Antão
Capela de São João
Chafariz do Terreiro da Macela
Coreto
Ermida de São Pedro
Estádio
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Império
Império da Beira
Marina
Miradouro do Canavial
Praça de Touros

24 outubro 2011

Visitar a Serra de Fora - Porto Santo

Visitar a Quinta do Serrado - Porto Santo

Visitar a Prainha Dourada - Porto Santo

Visitar a Praia do Gastão - Porto Santo

Visitar a Praia do Cabeço - Porto Santo

Visitar a Praia de Porto Santo

A Praia de Porto Santo tem uma extensão de 9 km de fina areia dourada.
Esta praia é conhecida pelas propriedades terapêuticas das suas areias. Já cientificamente comprovado, diz-se que estas areias aliviam as dores do reumatismo e que ajudam a acelerar a recuperação de fracturas ósseas.

Visitar a Praia da Fontinha - Porto Santo

A praia da Fontinha, localizada em Porto Santo, tem 720 m de comprimento.
A Fontinha tem condições naturais ímpares. A areia fina, o mar limpo, tépido e calmo, as horas de sol e a beleza natural que envolve o areal são apenas algumas das características que cativam os visitantes.

Visitar a Piscina da Quinta do Serrado - Porto Santo

Visitar o Pico Juliana - Porto Santo

Visitar o Pico do Castelo - Porto Santo

O Pico do Castelo, localizado em Porto Santo, tem cerca de 437 metros de altitude, uma colina íngreme, com forma de vulcão do Pico do Castelo que é um verdadeiro desafio para os caminhantes. O seu nome vem de ser o local onde os habitantes se abrigavam durante os ataques dos piratas, nos séculos passados, embora nunca existiu ali um castelo. O pico está coberto de coníferas e ainda tem um terraço panorâmico e um local para piqueniques.

Visitar o Pico de Baixo - Porto Santo

Visitar o Pico Ana Ferreira - Porto Santo

O Pico Ana Ferreira, localizado em Porto Santo, tem uma altitude de cerca de 283 metros acima do nível do mar, e é o ponto mais alto da parte ocidental da ilha. No seu pico existe um conjunto de colunas prismáticas, conhecido como "piano", formadas pelas actividades vulcânicas há milhares de anos atrás.

23 outubro 2011

Visitar a Estátua de Cristóvão Colombo - Porto Santo

Visitar o Monumento à Actividade Piscatória - Porto Santo

Visitar o Miradouro do Pico do Castelo - Porto Santo

O Miradouro do Pico do Castelo, localizado em Porto Santo, é um dos pontos privilegiados para admirar a beleza da paisagem natural, de onde se avistam alguns ilhéus que circundam a ilha de Porto Santo. O ponto mais alto do Pico do Castelo atinge os 430 metros de altura.

Visitar o Miradouro da Portela - Porto Santo

O Miradouro da Portela, localizado em Porto Santo, apresenta um maravilhoso panorama sobre a Ilha de Porto Santo.

Visitar a Marina de Porto Santo

Visitar o Jardim Botânico de Porto Santo

Visitar o Ilhéu da Fonte da Areia - Porto Santo

O Ilhéu da Fonte da Areia localiza-se a norte da ilha do Porto Santo, da qual dista mais de um quilómetro e meio. O ponto mais alto mede 79 m. É um ilhéu rochoso, com uma área de 3,1 hectares, cobertos por arbustos e flora costeira da Macaronésia.

Visitar o Ilhéu de Cima - Porto Santo

O Ilhéu de Cima encontra-se localizado a menos de 380 metros a sudeste da ilha do Porto Santo. O seu ponto mais alto mede 111 m. É um ilhéu rochoso, com uma área de 32 hectares, cobertos por arbustos e flora costeira da Macaronésia.

Visitar o Ilhéu da Cal - Porto Santo

O Ilhéu da Cal fica localizado a sudoeste da ilha do Porto Santo e da qual dista menos de 400 m. Também é conhecido localmente por Ilhéu de Baixo, e é o maior ilhéu do Porto Santo, medindo pouco mais de 1 km². Todo o ilhéu é marcado por falésias e escarpas recortadas, medindo o ponto mais alto 178 m.
O ilhéu da Cal alberga um importante testemunho da história e cultura do Porto Santo, as minas de extracção de cal hoje desactivadas. A extracção, deste precioso minério, ficou marcada por diversos acidentes, entre os quais, o mais trágico de todos, vitimou dezasseis homens, que ficaram soterrados no interior de uma mina em consequência de um desabamento de rochas.