Pesquisa personalizada

31 maio 2012

Visitar o Edifício da Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos - Glória (Aveiro)

A Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, foi fundada em 1896, e encontrava-se localizada na Freguesia da Glória (Aveiro). Actualmente o Edifício da Fábrica funciona como Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Visitar o Edificio da Câmara Municipal de Aveiro - Gloria (Aveiro)

O Edifício da Câmara Municipal de Aveiro, localizado na Freguesia da Glória, foi construído no ano de 1797.

18 maio 2012

Visitar o Cruzeiro de São Domingos - Glória (Aveiro)

Visitar o Coreto Municipal de Aveiro - Glória (Aveiro)

O Coreto municipal de Aveiro, localizado na Freguesia da Glória, é uma contrução em ferro, datada de inícios do século XX.

Visitar o Canal do Côjo - Glória (Aveiro)

O Canal do Côjo, localizado na Freguesia da Glória (Aveiro), foi em tempos designado como por Ribeira das Azenhas, em face do elevado de número daqueles engenhos que se concentravam ao longo das suas margens. Foi um importante local de atracagem de barcos.

Visitar o Pelourinho de Esgueira (Aveiro)

O Pelourinho de Esgueira localiza-se junto dos antigos Paços do Concelho de Esgueira, na freguesia de Esgueira. É datável do início do século XVIII.Sobre um pedestal, ergue-se o fuste, torso, sem qualquer decoração. É encimado por um capitel coríntio, de uma única ordem de acantos, sobre o qual se ergue o entablamento e um corpo paralelipipédico. É no corpo paralelipipédico que se encontram esculpidos os símbolos do país e de Esgueira: brasão nacional, barco de três mastros, três setas cruzadas, esfera armilar dominada de cruz de Cristo. Merece especial referência o barco de três mastros, por representar a dominante actividade marítima da região. Por fim, refira-se, ainda, a presença dos ferros galheiros, que terminam em flor e as argolas, entre eles.
Este Pelourinho está classificado como imóvel de interesse público.