Pesquisa personalizada

25 junho 2012

Visitar a Capela da Senhora da Graça - Oliveirinha (Aveiro)


Visitar a Capela de Nossa Senhora da Memória - Oliveirinha (Aveiro)


Visitar a Lagoa de Mamodeiro - Nossa Senhora de Fátima (Aveiro)


Visitar a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Aveiro)


Visitar a Igreja de São Pedro - Nariz


22 junho 2012

Visitar o Teatro Aveirense - Glória (Aveiro)


Visitar a Sé Catedral de Aveiro - Glória (Aveiro)

A Sé Catedral de Aveiro, localizada na Freguesia da Glória (Aveiro), é uma Igreja do antigo convento dominicano fundado em 1423 e do qual apenas restou uma parede de pedra talhada onde se anicha uma Virgem gótica. O seu pórtico barroco data de 1719. Na galilé interior está o Cruzeiro de S. Domingos, de finais do século XV, esculpido em estilo gótico flamejante. Apresenta vários estilos de arte como o Maneirismo nas capelas laterais, o Barroco no coro-alto e o Modernismo no transepto e na capela-mor. 
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Visitar a Ponte do Parque Infante Dom Pedro - Glória (Aveiro)


Visitar a Ponte do Crasto - Glória (Aveiro)


Visitar o Parque Infante Dom Pedro - Glória (Aveiro)

21 junho 2012

Visitar o Painel de Azulejos - Glória (Aveiro)


Visitar o Museu de Santa Joana Princesa - Glória (Aveiro)

O Museu de Santa Joana Princesa, localizado na Freguesia da Glória (Aveiro), ocupa as dependências do Convento de Jesus, que foi edificado no séc. XV.
A fachada actual data do séc. XVIII e nela se inscrevem três portais com bonitos frontões, vendo-se o brasão real no do meio. O edifício conserva alguns espaços que serviam à vivência conventual: o átrio, onde funcionava a portaria, o claustro do séc. XV , que conserva uma colunata renascentista, algumas capelas manuelinas decoradas com azulejos e a casa do capítulo.
O Museu foi fundado em 1911 para abrigar peças de arte recolhidas em casas e comunidades religiosas da região e de vários pontos do país, incluindo Lisboa, dissolvidas ou encerradas com a extinção das Ordens religiosas, incluindo as originárias do próprio convento de Jesus.
Possui notáveis colecções de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria.
Das colecções de pintura merece destaque o retrato da Infanta Santa Joana, atribuído à Escola de Nuno Gonçalves. 
Magníficos frontais de altar bordados a ouro, colecções muito valiosas de paramentaria e ourivesaria, códices raríssimos dos sécs. XV e XVI (incluindo o da fundação do Convento e vida de Santa Joana), fazem do Museu de Aveiro um ponto de paragem obrigatória.

Visitar o Lago do Parque Infante D. Pedro - Glória (Aveiro)


Visitar o Lago da Universidade de Aveiro - Glória (Aveiro)


Visitar a Igreja das Carmelitas - Glória (Aveiro)

A Igreja das Carmelitas, localizada na Freguesia da Glória (Aveiro) pertenceu ao antigo convento das Carmelitas Descalças, fundado em 1657. É um templo de traça austera, de estrutura arquitectónica maneirista, possuindo uma só nave e transepto saliente com capela-mor rectangular. O programa decorativo do interior vai do maneirismo ao rococó, com destaque para o recheio em talha dourada. 
Esta Igreja está classificada como Monumento Nacional.

20 junho 2012

Visitar a Igreja da Misericórdia de Aveiro - Glória (Aveiro)

A Igreja da Misericórdia de Aveiro, localizada na Freguesia da Glória (Aveiro), é um edificio ligado à renascença coimbrã, serviu de Sé aquando da criação do Bispado de Aveiro. A sua construção teve início em 1600, sendo da autoria de Gregório Lourenço. Em 1608 concluiu-se a Casa do Despacho, em 1623 o corpo da igreja e porta principal e, em 1653, a capela-mor. No século XVII colocou-se o retábulo e foi feito o revestimento interior com azulejos lisbonenses. No século XVIII procedeu-se ao douramento da capela-mor e aplicação de talha dourada nas sanefas da nave. Em 1767 foi executado o órgão e só um século depois, em 1876, revestiu-se a fachada com azulejos. 
Esta Igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Visitar a Fonte da Glória - Glória (Aveiro)


19 junho 2012

Visitar a Fonte das Cinco Bicas - Glória (Aveiro)

Visitar o Esteiro de São Pedro - Glória (Aveiro)


Visitar a Estátua de José Estevão - Glória (Aveiro)

A Estátua de José Estevão, magistrado e parlamentar português, localizada na Freguesia da Glória (Aveiro), foi modelada em 1886 pelo mestre Simões de Almeida, tendo sido inaugurada em 1889.

Visitar o Estádio do Mar - Glória (Aveiro)


Visitar o Estádio da Universidade de Aveiro - Glória (Aveiro)