Pesquisa personalizada

28 janeiro 2014

Visitar o Chafariz do Largo da Praça do Peixe - Vera Cruz (Aveiro)

O Chafariz do Largo da Praça do Peixe, localiza-se na Freguesia de Vera Cruz (Aveiro), e foi construído em 1876.

11 janeiro 2014

Visitar a Casa do Major Pessoa (Museu Arte Nova) - Vera Cruz (Aveiro)

A Casa do Major Pessoa, localizada na Freguesia de Vera Cruz (Aveiro), foi erguida por iniciativa de Mário Belmonte Pessoa em 1907, com projeto dos arquitetos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi. Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público e em 2008 foi convertida no Museu Arte Nova.

Visitar a Capela do Senhor das Barrocas - Vera Cruz (Aveiro)

A Capela do Senhor das Barrocas, localizada na freguesia da Vera Cruz, começou a ser construída em 1722. Compõe-se de duas partes: a nave, de planta octogonal e a capela-mor, rectangular. Na parte exterior observam-se três portais de grande aparato ornamental dos quais, o principal, ostenta um sumptuoso remate decorativo nos seus frontões decorados com folhagem e grinaldas de pedra. No interior, cada face da nave forma um arco pleno e são também arcos de pedra que sustentam a abóbada, que fecha com um florão de madeira entalhada. Completam a decoração dois bons retábulos de talha, que enquadram pinturas de Pedro Alexandrino e dois belos púlpitos sob dosséis. O pórtico é uma composição barroca.

Visitar a Capela de Vera Cruz (Aveiro)


Visitar o Canal do Botirão - Vera Cruz (Aveiro)

O Canal do Botirão, localizado na Freguesia de Vera Cruz, é um dos canais da Ria de Aveiro.

Visitar o Canal de São Roque - Vera Cruz (Aveiro)

O Canal de São Roque, localizado na Freguesia de Vera Cruz, é um canal da Ria de Aveiro ao longo do qual pode desfrutar-se de um ambiente verdejante junto a um local emblemático da cidade de Aveiro.

10 janeiro 2014

Visitar o Cais dos Botirões - Vera Cruz (Aveiro)


Visitar o Painel de Azulejos do Anjo da Guarda - Vera Cruz (Aveiro)


Visitar a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (Aveiro)

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, localizada na Freguesia de São Jacinto (Aveiro), é uma extensão costeira de areais, pequenos bosques e lagoas, situada a norte da barra de Aveiro. Por isso mesmo, o acesso faz-se, ou de barco a partir de Aveiro/farol, ou de automóvel, o que implica um desvio de três dezenas de quilómetros através de Estarreja e da praia da Vagueira.
A Reserva é composta por três áreas: a Reserva Natural Integral, que inclui a zona das dunas estabilizadas e o local de nidificação das graças; a Reserva Natural Parcial, que inclui toda a área florestal à excepção da Reserva do Recreio, sendo esta considerada a zona de praia e de mata. A nível de fauna destacam-se o chapim-real, o chapim-carvoeiro, o chapim-de-poupa, a gaivota-ar-gêntea, o guincho, a negrinha e o pato-marinho, entre outros. Na flora predominam choupos, salgueiros, juncos, líquenes, estorno e o pinheiro-bravo que fixa as terras desta reserva. Na pateira de São Jacinto podemos observar vários
exemplos de anatídeos invernantes como o pato-real, para além de garças como a garça-branca

Visitar a Praia de São Jacinto (Aveiro)

A Praia de São Jacinto, localizada na Freguesia com o mesmo nome, faz parte da zona da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Esta praia tem a particularidade de ser banhada por um lado pelo Oceano Atlântico e pelo outro pela Ria de Aveiro, o lado marítimo é utilizado por surfistas e bodyboarders, sendo a parte da ria aproveitada por famílias com crianças pequenas e praticantes de vela.

Visitar a Lagoa da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (Aveiro)


07 janeiro 2014

Visitar a Igreja de Nossa Senhora das Areias - São Jacinto (Aveiro)

A Igreja de Nossa Senhora das Areias, localizada na Freguesia de São Jacinto, apresenta um formato fora do comum e foi construída no final do século XVI.

Visitar a Capela da Base Aérea de São Jacinto (Aveiro)


Visitar o Cais de São Jacinto (Aveiro)


Visitar a Base Aérea de São Jacinto (Aveiro)

A Base Aérea de São Jacinto, localizada na Freguesia de São Jacinto entre o oceano Atlântico e a ria de Aveiro , é uma unidade territorial do Exército Português
Actualmente esta instalação serve de aquartelamento e campo de instrução às tropas paraquedistas do Exército.

05 janeiro 2014

Visitar a Igreja de Vilar - São Bernardo (Aveiro)


Visitar a Igreja de Santa Joana (Aveiro)


Visitar a Capela de São Romão - Santa Joana (Aveiro)


Visitar a Capela de São Geraldo - Santa Joana (Aveiro)


Visitar a Capela de Nossa Senhora da Piedade e São Brás - Santa Joana (Aveiro)

A capela de São Brás, localizada na Freguesia de Santa Joana (Aveiro), também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Piedade e São Brás, é datada dos meados ou finais do século XVII, segundo imprecisas e escassas referências. Sofreu profundas remodelações na década de 60, século XX, as quais incluíram a construção da segunda torre sineira, que se ergue do lado esquerdo. 
Guarnecida interiormente de azulejos em tons de azul, estes apenas se vislumbram, exteriormente, na fachada principal. As paredes laterais e a traseira encontram-se caiadas de branco. A cor amarelo-torrado delineia cada aresta exterior do edifício, dando relevo às linhas rectas que o moldam, assim como aos geométricos contornos das janelas e portas externas. No alto, numa das duas torres sineiras que se erguem em cada um dos lados da entrada principal, estão os sinos, prontos a espalhar o som festivo pela comunidade. 
Dentro da capela, um arco imitando uma ogiva angular de estilo românico-gótico separa a capela-mor da assembleia. Quem entra pela porta principal, os olhos recaem de imediato sobre um crucifixo que ocupa a parte central da parede, acompanhado por uma imagem do Sagrado Coração de Maria. 
A pedra do altar-mor, em formado rectangular complementa este espaço sacro. 
No corpo principal do templo, dois nichos colaterais acolhem as imagens de São Brás e de Nossa Senhora da Piedade, os dois santos que, em datas diferentes, o primeiro no dia 3 de Fevereiro, ou no primeiro domingo do mês, e o segundo cerca de duas semanas após a Páscoa, chamam até si os devotos.

04 janeiro 2014

Visitar o Rio Águeda - Requeixo


Visitar a Ponte de Requeixo

A Ponte de Requeixo, situada na Freguesia do Requeixo no ponto de encontro do Rio Águeda e do Rio Cértima, foi construída no século XIX.

Visitar a Ponte da Taipa - Requeixo

A ponte de Taipa, localizada na Freguesia do Requeixo, é uma estrutura em ferro, por onde passa o comboio com ligação de Águeda.

Visitar a Pateira - Requeixo

A Pateira é uma lagoa natural, a maior da Península Ibérica, localizada no triângulo Águeda, Aveiro - Freguesia de Requeixo, Oliveira do Bairro, antes da confluência do rio Cértima com o rio Águeda.
Esta Lagoa tem elevada riqueza ecológica e integra a Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, incluída na Rede Natura 2000. 
É grande a biodiversidade faunística da Pateira. Podem ser observados espécies como: Garça-vermelha, o Milhafre-preto, a Águia-sapeira, a Águia-de-asa-redonda, o Guarda-rios, o Perna-longa, o Pato-bravo, o Galeirão, entre outras espécies de garças, passeriformes rapinas, etc. O termo "Pateira" resulta da abundância de patos. Assim, a diversidade de habitats permite a sustentação destas comunidades, e de outros grupos como por exemplo os peixes (Boga, Bardo-do-Norte, Boga-Portuguesa, Ruivaco, Bordalo, Enguia, Pardelha, Achigã, Lúcio, Carpa, Tainha, Perca, Pimpões), os Répteis, os Anfíbios, os Moluscos (Mexilhão-do-rio), os Crustáceos (Lagostim - vermelho). 
Relativamente à biodiversidade florística, na zona húmida, que engloba as águas livres e a vegetação alagada das margens e linhas, dominam habitats com povoamentos de Caniço, juntamente com a Tabúa e o Bunho. Ocorrem ainda comunidades de: a Erva-pinheirinha, os Nenúfares ou mesmo o Jacinto-de-água. Em algumas zonas marginais ao longo da Pateira, existem diversas espécies arbóreas e arbustivas como: Salgueiros, Choupos, Amieiros, Amieiro-negro, Freixos, Pilriteiros, Sabugue, Borrazeiras, pontualmente Carvalhos, Loureiros, Ulmeiros, etc. Do grupo das herbáceas e sub-arbustivas refere-se apenas a presença do Lírio-amarelo-dos-pântanos, do Agrião, do Embude, da Erva-pessegueira e Hortelã-de-água.

Visitar a Igreja de São Paio - Requeixo

A Igreja de Matriz de Requeixo dedicada a São Paio, padroeiro da Freguesia do Requeixo, é datada da primeira metade do século XVIII

Visitar o Cruzeiro da Igreja de São Paio - Requeixo

O Cruzeiro da Igreja de São Paio, localizado na Freguesia de Requeixo, é de beleza incaracterística na região. Este cruzeiro, datado do século XVII, apresenta de um lado uma pietá e do outro um Cristo crucificado.

03 janeiro 2014

Visitar a Capela de Santo Amaro - Requeixo

A Capela de Santo Amaro, localizada na Freguesia de Requeixo, remonta ao século XVII, e é uma Capela que ainda acolhe regularmente serviços litúrgicos.