Pesquisa personalizada

24 dezembro 2015

Visitar o Miradouro da Cruz Alta - Luso

23 dezembro 2015

Visitar o Lago do Vale dos Fetos - Luso


Visitar o Lago do Buçaco - Luso

Visitar o Lago do Luso

Visitar os Jardins do Palácio Nacional do Buçaco - Luso


Visitar os Jardins do Buçaco - Luso


Visitar a Igreja Paroquial do Luso


Visitar a Fonte da Serra do Buçaco - Luso


22 dezembro 2015

Visitar a Fonte Fria - Luso

A Fonte Fria, localizada na Freguesia do Luso, é a mais afamada fonte da Mata do Buçaco, e um dos seus lugares mais encantadores.
As duas linhas de água predominantes da Mata do Buçaco unem-se na Fonte Fria, originando uma linha de água que percorre o Vale dos Fetos, nome que deriva de um conjunto de fetos de porte arbóreo, dispostos ao longo do vale.

Visitar a Fonte das Bicas - Luso

A Fonte das Bicas, localizada na Freguesia do Luso, é onde corre a afamada água do Luso que nos dias de hoje é engarrafada e vendida em todo o país.

Visitar a Estátua de Emygdio Navarro - Luso


Visitar a Cruz Alta - Luso

A Cruz Alta fica situada no cimo da Serra do Buçaco, a 547 metros de altitude, na Freguesia do Luso.

Visitar a Casata da Serra do Buçaco - Luso


Visitar a Capela de São João Evangelista - Luso

A Capela de São João Evangelista, localizada na Freguesia do Luso, junto à famosa fonte com o mesmo nome.
A capela foi construída no século XVIII e em 2010 foi restaurada com o apoio da fundação Luso.



Visitar a Capela de Santo Antão - Luso


18 dezembro 2015

Visitar a Igreja de São Martinho - Casal Comba

A Igreja de São Martinho, localizada na Freguesia de Casal Comba, apresenta uma arquitetura religiosa, barroca de cariz rural. Igreja paroquial da transição do Século. XVII para o Século XVIII, com marcações visíveis na composição da fachada principal.
A Planta é longitudinal composta por nave, capela-mor, torre sineira à esquerda e lado esquerdo com dependências diversas adossadas. Cobertura diferenciada em telhados de 2 águas no templo uma água nas dependências e em domo na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco; remates em friso e cornija. Fachada principal de 2 panos, correspondendo à torre sineira, à esquerda, e frontispício, delimitados por cunhais apilastrados, com capitéis sobre os quais se levantam pináculos; vértice da empena marcado por enrolamentos e encimado por cruz; frontispício rasgado por portal de verga recta com entablamento sobre o qual se eleva janelão de verga curva encimado por nicho. 
A Torre sineira é à esquerda integrada na arquitectura da fachada, de 3 registos definidos por frisos em cantaria; o 1º é cego o 2º aberto por fresta quadrangular emoldurada e o 3º correspondendo às ventanas sineiras de volta perfeita é rematado por cornija sobre a qual se eleva a cobertura bolbosa rematada por cata-vento. Fachadas laterais abertas por portas travessas de molduras rectas com friso e cornija.
No interior apresenta Nave única e capela-mor com tectos de madeira, em 3 planos formando caixotões decorados; presbitério separado do corpo da nave por teia, tem 2 altares colaterais em talha dourada de planta recta e um eixo definido por colunas torsas, com nicho central contendo imaginária, que ladeiam o arco triunfal pintado, imitando marmoreados. Capela-mor com altar com retábulo em talha dourada de planta recta e 3 eixos definidos por colunas torsas e decorados com pâmpanos; eixos laterais com pequenos nichos e o central aberto por camarim com trono. Púlpito de brande bacia de pedra decorada, com guarda em balaústres espiralados; pia baptismal decorada de acantos.

Visitar a Capela da Silvã - Casal Comba

A Capela da Silvã, ou Capela de Nossa Senhora da Esperança, localizada na Freguesia de Casal Comba, construída no século XIX, é de arquitectura simples de feição rural. Apresenta na cumeeira um campanário e um marco de pedra, cilíndrico e um dos seus cunhais.

Visitar a Capela de Lendiosa - Casal Comba

17 dezembro 2015

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Ó - Barcouço

A Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação, localizada na Freguesia de Barcouço, construída em 1736, sofreu muito com um grande incêndio em 1917. De arquitectura cuidada, este templo foi considerado por muitos como “a Catedral das Freguesias”.

16 dezembro 2015

Visitar as Fontes da Praça - Barcouço


Visitar o Cruzeiro de Santo António - Barcouço


Visitar a Capela de Santo António - Barcouço


Visitar a Capela de Barcouço


Visitar o Campo de Futebol de Barcouço

O Campo de Futebol de Barcouço é propriedade da Câmara Municipal da Mealhada e serve o desporto local, particularmente o Futebol Clube de Barcouço.