Pesquisar neste blogue

05 março 2019

Visitar o Forno Comunitário de Pinela

O antigo forno comunitário de Pinela de cozer louça de barro poderá ter mais de um século.
Foi durante anos a fio local de finalização do trabalho das cantareiras locais, usado normalmente, em grupo, onde era cozida toda a produção artesanal de louça de barro de Pinela, realizada por várias oleiras, os alguidares, vasos, cântaros, e outros recipientes.
Era uma verdadeira arte enfornar a louça. Conta a população local que deste pequeno forno saia uma quantidade de louça imensa. As oleiras colocavam os cântaros e alguidares maiores na base e a partir daí faziam o enchimento até chegar ao cimo, colocando as peças mais pequenas dentro das maiores. A louça entrava misturada, cada oleira tinha a sua própria marca pelo que não havia confusões na hora de separar as peças.
Cabia aos homens ir buscar a lenha ao monte para arrojar o forno a elevadíssimas temperaturas. Era habitual a população reunir-se à volta do forno enquanto este cozia.
O forno mantém-se ainda em boas condições e mesmo não sendo atualmente utilizado, continua a ser um marco de enorme importância para a identidade cultural, social e económica da localidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário