Pesquisar neste blogue

31 maio 2019

Visitar o Caminho de Xisto de Martim Branco - Almaceda

O deslumbrante Caminho do Xisto de Martim Branco, localizado na Freguesia de Almaceda, apresenta duas variantes. A principal, e mais longa, atravessa a aldeia para se embrenhar em carreiros e caminhos florestais que atravessam açudes, ribeiros e uma paisagem agrícola profundamente rural.
O percurso tem início na Aldeia do Xisto de Martim Branco, atravessa a ribeira e, tomando os carreiros que atravessam a várzea, é possível seguir ao longo das levadas contemplando um açude e mesclas de olival, medronhal e azinhal.
Mais à frente, volta a atravessar a ribeira na ponte da Volta, entrando num novo trilho que acompanha uma levada vinda de um açude cimeiro.
Sobe a Levada Nova até ao seu açude, onde um carreiro nos conduz a um caminho florestal. No Porto da Vila, surje o corredor ripícola da ribeira de Almaceda. Volta-se a atravessar a ribeira numas poldras, que leva ao trilho florestal até à aldeia de Almaceda.
A variante mais curta leva até aos moinhos de água passando pelo antigo núcleo moageiro. Depois de atravessar a ponte da Volta, percorre a "Levada dos Moinhos" passando pelo antigo núcleo moageiro em direcção a Martim Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário