
Pesquisar neste blogue
31 agosto 2010
Visitar a Capela do Espírito Santo - Pero Viseu

A Capela tem uma planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa. Volumes articulados de disposição na horizontal, com coberturas diferenciadas de duas águas. Alçados rebocados e pintados a branco. Fachada principal voltada a Oeste com embasamento proeminente a que se acede por escadaria. Ao centro, tem portal em arco apontado e impostas salientes, com porta de duas folhas, ladeado por dois postigos gradeados com moldura. Do lado esquerdo da porta principal, existe um púlpito em granito apoiado numa coluna de granito e guarda em ferro forjado. Cunhais encimados por pináculos e remate da empena com cruz sobre plinto. Fachada Sul com uma fresta no volume da capela-mor. Remate da fachada em beiral. Fachadas Este e Norte são cegas com remate em empena e beiral, respectivamente.
30 agosto 2010
Visitar a Igreja Matriz da Mata da Raínha
29 agosto 2010
26 agosto 2010
Visitar a Capela de São Francisco - Fundão

25 agosto 2010
24 agosto 2010
Visitar o Castro da Covilhã Velha - Enxames

Encontra-se a cerca de 695 m de altitude entre pinhal e rochas e daqui se avista ao longe a aldeia histórica de Monsanto
O recinto estava rodeado por uma dupla cintura de muralhas de traçado ovalado e irregular do qual subsistem ainda hoje alguns muros de cantaria irregular ou alvenaria e vários amontoados de pedras. Dentro das muralhas não existem quaisquer construções definidas.
Este castro terá sido a cidade lusitana de Cingínia (isto por hanofonia com os topónimos Casinhas ou Cruzinhas) que foi referida por Valério Máximo e terá sido destruído algures entre 138 ou 136 a.C. pelas tropas romanas comandadas por Décimo Júnio Bruto e a época de Júlio César. Na Idade Média, o castro terá sido fortificado e repovoado tendo sido aproveitadas as construções existentes.
Visitar a Igreja de Santa Maria - Donas

Tem os alçados rebocados e pintados de branco, emoldurados por embasamento, cunhais apilastrados e cornija bastante proeminente em granito exposto, apresenta frontaria cuja empena forma um frontão triangular.
O portal da igreja, de verga curva, é sobrepujado por elegante frontão curvo interrompido, pouco acima do qual, no tímpano da empena, se abre um óculo quadrilobado. O flanco do lado direito é rasgado por uma porta de verga curva com frontão semelhante ao do portal principal, e por duas janelas de verga curva. Na prumada dos cunhais erguem-se pináculos piramidais com esfera. À esquerda do corpo do templo, ligeiramente afastada, ergue-se a torre dos sinos, de três registos separados por proeminentes cornijas, sendo o inferior aberto por uma porta de verga curva e um óculo quadrilobado, o intermédio de muito pouca altura e cego, e o superior rasgado, nas quatro faces, pelas ventanas dos sinos. O coroamento é feito por pináculos nos cantos e coruchéu piramidal escalonado ao centro.
23 agosto 2010
22 agosto 2010
20 agosto 2010
Visitar o Castelo de Castelo Novo

Com o terramoto de 1755, o castelo que já não estaria em muito bom estado, ficou bastante danificado, mas só já durante o século XX, recebeu obras de consolidação e restauro.
O castelo é um exemplar da arquitectura militar do estilo gótico e manuelino.
Visitar a Aldeia Típica de Castelo Novo

Os vestígios arqueológicos conhecidos sugerem uma ocupação humana do território provavelmente desde o calcolítico, projectando-se num crescimento de testemunhos que se referem ás idades do bronze e ferro e se acentuam com a colonização romana. O topónimo Castelo Novo, em substituição do anterior, é citado pela primeira vez no ano de 1208, em que a "terra a que chamam Castelo Novo" é doada aos Templários.
Acredita-se que terá existido um Castelo Velho (ali ou no sítio do mesmo nome, no topo culminante da Serra da Gardunha), e entre 1205 e 1208 se terá sido edificado um novo. O actual Castelo terá sido mandado recuperar por D. Manu

Castelo Novo que já foi Concelho, era constituído pelas freguesias de Lardosa , Castelo Novo, Orca, Póvoa da Atalaia, Soalheira e Zebras.
19 agosto 2010
Visitar o Sitio da Santinha - Capinha

A Serra da Santinha está coberta de carvalhos, acácias, cedros e eucaliptos. Para nascente possui um eucaliptal, algumas oliveiras e uma clareira de restolho. Para sul, vêem-se terrenos de alqueive coloridos pelos restolhos e matizados aqui e além por oliveiras, castanheiros e carvalhos.
A imagem que já prevalece naquele local há mais de 100 anos.
Visitar a Igreja de São Sebastião - Capinha

O actual templo foi construído em 1628, a fazer fé na data inscrita na parte superior da coluna esquerda que sustenta o arco que separa a capela-mor do corpo da igreja.
É composta de cinco altares, sendo três deles de talha dourada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)