Pesquisar neste blogue

15 junho 2018

Visitar o Mosteiro de Tibães - Mire de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, também conhecido como Mosteiro de Tibães , localiza-se na freguesia de Mire de Tibães. O conjunto engloba a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães.
O mosteiro foi fundado no século XI e reedificado um século mais tarde. No século XVI, tornou-se a casa-mãe da Ordem para Portugal e Brasil.
Os edifícios principais actualmente existentes foram construídos nos séculos XVII e XVIII. 
Com a extinção das ordens religiosas masculinas ocorrida em 1834, foi vendido em hasta pública, com excepção da igreja, sacristia e claustro do cemitério.
Manteve-se nas mãos de privados até 1986, quando foi adquirido pelo Estado Português. Desde então iniciou-se o processo de recuperação do espólio.
O Mosteiro encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público
Ao longo de sua história, e dada a sua importância, o mosteiro reuniu o maior e mais valioso espólio da região. Nele se destacavam desde a pintura, a escultura e a arte sacra, a uma vasta colecção de livros sobre variados temas. Após a alienação do imóvel, em 1834, a maior parte do espólio foi perdido.
O actual museu conserva apenas um fragmento desse espólio, ao qual se somam novas peças relacionadas com a história do mosteiro e a congregação Beneditina. É ainda possível percorrer o "Percurso Museológico", onde se aprecia a área envolvente ao Mosteiro, a sua arquitectura, as ruínas de edifícios anteriores, a mata, os jardins, e diversos campos agrícolas como hortos, pomares, e milheirais.

Sem comentários:

Enviar um comentário