Pesquisar neste blogue

27 julho 2018

Visitar o percurso de BTT do Concelho de Bragança

O percurso de BTT do Concelho de Bragança inicia-se na cidade de Bragança, no centro histórico, junto ao Castelo. Donde de avista a Serra de Montesinho, para onde segue o percuros. A entrada no Parque Natural faz-se logo em Gimonde aos 6km.
Em Quintanilha encontra-se o Rio Maçãs, rio fronteiriço com Espanha. Esta é uma zona repleta de antigos moinhos de água e azenhas. Continuando o percurso para Norte chega-se à aldeia de Rio de Onor, uma das últimas aldeias comunitárias transmontanas. Nesta aldeia fronteiriça ainda se partilham bens dentro da comunidade, como o forno comunitário, o gado ou mesmo as terras. A travessia do Rio Onor faz-se através de uma Ponte Romana, após a qual segue-se para Sul em direcção às aldeias de Varge e Aveleda. Novamente junto à fronteira, observa-se o que resta do Complexo Mineiro de Portelo, agora inactivo. Alguns quilómetros depois chega-se à aldeia de Montesinho.
Posteriormente segue-se até à barragem da Serra Serrada, um dos pontos mais altos do percurso rondando a cota dos 1300 metros.
Mais a sul, na aldeia da Portela pode-se visitar o Centro Interpretativo da Natureza e conhecer melhor a fauna e flora da região. Nos 28 km seguintes desce-se praticamente 1000 metros de desnível, mas nos próximos 26 km volta-se a subi-los, chegando ao Santuário da Sra. da Serra em plena Serra da Nogueira. Esta será provavelmente a parte mais exigente do percurso, mas a vista vale bem a pena.
Chega-se a Izeda, o ponto mais a sul do percurso. Ao sair desta aldeia passa-se por um notável olival, na direcção de Coelhoso, onde pode contemplar um outro Complexo Mineiro: as Minas da Ribeira, com particular interesse na ponte que era usada pelos mineiros para chegar a Outeiro. Depois de se passar por Grijó de Parada, Freixedelo e Alfaião chega-se novamente a Bragança, com cerca de 255 km decorridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário