Pesquisar neste blogue

07 março 2019

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Ribeira - Quintanilha

A Capela de Nossa Senhora da Ribeira, localizada na Freguesia de Quintanilha, terá sido erigida no segundo quartel do século XIII.
As grandes alterações estruturais e, sobretudo, do programa decorativo da Capela da Senhora da Ribeira datam da primeira metade do século XVI, época em que parte da planimetria foi alterada e foi executado um conjunto de pinturas murais de grande qualidade. O retábulo-mor é já da centúria de Seiscentos.
A capela, de planta longitudinal, apresenta fachada principal em empena, truncada pela disposição de uma dupla sineira, com portal em arco apontado com várias arquivoltas. As fachadas laterais possuem beiral, sendo rasgadas por portais em arco de volta perfeita.
O espaço interior, coberto por tecto de madeira decorado com pinturas e motivos em talha, divide-se em três naves de seis tramos marcadas pela disposição de colunas e pilares. Possui púlpito de granito do lado do Evangelho com as faces gravadas em relevo. O arco triunfal quebrado abre para a capela-mor, mais estreita e baixa que o corpo da igreja.
A capela-mor possui ao centro o altar com sacrário maneirista ladeado por quatro colunas. Na parede testeira e no pano murário do lado do evangelho foram descobertos, em 1978-1979, os painéis quinhentistas de pintura mural de temática mariana e cristológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário