Pesquisar neste blogue

11 julho 2019

Visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Altos Céus - Lousa (Castelo Branco)

A Igreja de Nossa Senhora dos Altos Céus, localizada na Freguesia de Lousa, é um edifício de construção sólida constituído por uma só nave separada da capela-mor por arco de volta perfeita, por uma sacristia do lado Norte, por sacristia nova, cartório e sala do lado Sul e pela torre sineira contígua com a frontaria.
A frontaria é bela e elegante. Ao centro da fachada o portal de grandes dimensões e condizente janelão.
A ligação e decoração destes dois elementos arquitectónicos é feita por notável trabalho em cantaria granítica talhada ao estilo barroco com ramagens e voluptas que emolduram a frase "HAEC EST DOMUS DEI ET PORTA CELI" (Esta é a casa de Deus e a porta do Céu).
O interior do templo é rasgado nas suas paredes laterais por seis janelas, duas na capela-mor e quatro simetricamente implantadas no corpo da igreja. O acesso ao templo faz-se por amplo pórtico na frontaria ou pela porta do lado Sul, chamada "porta pequena".
No Corpo da Igreja destacam-se os seus quatro altares: o de São Miguel e o do Sagrado Coração de Jesus do lado esquerdo e os do Calvário e de Nossa Senhora do Rosário do lado direito.
O púlpito de madeira talhada é suportado por modilhão em granito.
O Baptistério de abobada de cantaria foi edificado rompendo-se a parede do lado Sul por arco em cantaria.
A Fonte Baptismal é de duas peças de cantaria granítica; a peça da copa é decorada em gomos de feitio canelado.
Encontra-se ainda no corpo da igreja o coro alto suportado por duas elegantes colunas.
A capela-mor é marcada pela imagem da padroeira de madeira policroma ao centro do retábulo em nicho de grandes dimensões.
O retábulo em madeira de castanho é decorado com marmoreados em diversos tons e com algum entalhamento dourado ao gosto do Barroco tardio.
Ladeiam a imagem da padroeira sobre mísolas a imagem de São José, à esquerda, e a imagem de um santo bispo e monástico.
O altar posterior em fino granito está decorado na base que o suporta com motivos eucarísticos, trabalho do canteiro José Pinto.
A abóbada de berço pleno é de madeira pintada: ao centro medalhão com a adoração do Santíssimo Sacramento rodeado de outros de menor dimensão com os evangelistas.
A sacristia do alçado Norte possui no interior um belo arcaz do século XVIII e ainda o fontanário de duas bicas. Digno de registo é o trabalho de marcenaria empregue na porta que dá acesso à capela-mor.
A torre sineira, de edificação seguramente posterior à igreja, tem num dos seus cunhais gravada a data de 1845 que nos parece bastante realista como data da sua construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário