Pesquisar neste blogue

10 junho 2019

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Piedade - Castelo Branco

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, pertencente à Ordem de Cristo e localizada na Freguesia de Castelo Branco, terá sido edificada no século XVI sob a invocação original de São Gregório.
De planta longitudinal, a capela apresenta uma fachada de dois registos; o primeiro possui um portal em arco de volta perfeita ladeado por um vão entaipado de moldura recta e encimado por uma moldura que enquadra cinco vieiras em relevo. Ao centro do segundo registo foi rasgada uma janela de moldura recta. Cada um dos contrafortes do edifício é coroado por um campanário. O edifício é rematado em empena com uma cruz de pedra.
O corpo interior da igreja é composto de nave única, com as paredes revestidas por painéis de azulejos historiados representando a Adoração dos Reis Magos, a Última Ceia, os Mistérios da Virgem, imagens dos Apóstolos e de São Francisco e Santo António. Fazendo a separação entre a nave e a capela-mor, um arco triunfal em talha dourada e policromada, que ostenta ao centro a data de 1617. O corpo da sacristia é idêntico ao da igreja, dando acesso ao campanário.

Sem comentários:

Enviar um comentário