Pesquisar neste blogue

17 junho 2019

Visitar o Jardim do Paço Episcopal - Castelo Branco

O Jardim do Paço Episcopal (ou de S. João Baptista), localizado na Freguesia de Castelo Branco, foi mandado construir pelo bispo da Guarda, D. João de Mendonça, cerca de 1720.
No jardim estão as estátuas de S. João Baptista e a de Maria Madalena datadas de 1725.
Encostada ao Paço encontra-se a escadaria dos apóstolos de 33 degraus.
Em termos formais, o jardim divide-se em quatro sítios diferentes, mas ligados por diversos pontos de articulação: a entrada, o patamar do buxo, o jardim alagado e o plano superior.
A entrada actual do jardim pratica-se pela Rua Bartolomeu da Costa, desde 1936, ano em que foi projectada pelo engenheiro Manuel Tavares dos Santos. Os painéis murais revestidos a azulejaria, serviram de repositório de memórias mas nunca chegaram a preencher-se totalmente: vistas antigas da cidade e os retratos dos dois bispos impulsionadores da construção do jardim foram os motivos escolhidos. O portal é do séc. XVIII e veio das hortas ajardinadas.
O Jardim do Buxo tem planta rectangular e constitui o patamar principal.
Divide-se em 24 talhões, limitados por sebes e banquetas de buxo, e tem implantados 5 lagos com repuxos. Além disso, ostenta um elevado número de estátuas.
O Jardim Alagado, contíguo ao anterior, situa-se na banda Sul. Trata-se de um conjunto de canteiros de forma trapezoidal que, ilusoriamente, parece emergir do meio do lago, provocando um efeito visual surpreendente.
Entre estes dois espaços ajardinados situa-se o Lago das Coroas, com três peças de repuxos. O lago assenta sobre um varandim de cota superior ao jardim e nele desfila a quarta dinastia dos monarcas portugueses até D. José I, bem como D. Sebastião.

Sem comentários:

Enviar um comentário