Pesquisar neste blogue

11 junho 2019

Visitar o Centro de Interpretação do Bordado - Castelo Branco

O Centro de Interpretação do Bordado, localizado na Freguesia de Castelo Branco, visa contribuir para a revalorização, recuperação, inovação e relançamento do Bordado de Castelo Branco, forma de expressão artística ímpar.
A criação do Centro de Interpretação resultou da recuperação de um edifício iconográfico de Castelo Branco,  Domus Municipalis, antiga Casa da Vila, antiga Cadeia e, mais recentemente, Biblioteca Municipal.
De  beleza reconhecida e exemplo de originalidade no âmbito nacional, o Bordado de Castelo Branco apresenta duas características dominantes: a origem artística e o significado económico. A primeira manifesta a existência de uma arte própria, com estilo peculiar, a segunda evidencia a concentração desta indústria de bordado na zona do Distrito de Castelo Branco.
O Centro de Interpretação, para além de espaço museológico e loja, acolhe também a Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco, que reúne algumas das mais aptas bordadoras, artífices das peças de genuíno Bordado de Castelo Branco.
O Centro de Interpretação oferece ao visitante um espaço que reúne antigos artefactos e os mais recentes suportes digitais/tecnológicos, num  percurso que leva o visitante pelas origens do Bordado de Castelo Branco, desde a sementeira do linho à tecelagem, passando pela criação do bicho da seda e extracção da matéria prima,  evolução do Bordado e da técnica (pontos), bem como o enquadramento histórico e a simbologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário