Pesquisar neste blogue

11 junho 2019

Visitar o Castelo de Castelo Branco

O Castelo de Castelo Branco, também conhecido localmente como Castelo dos Templários, localiza-se na freguesia de Castelo Branco.
Era um castelo ibérico estratégico e integrava, na Idade Média, a chamada Linha da Raia ou Linha do Tejo. Severamente danificado ao longo dos séculos, o castelo dos Templários permanece como o mais importante registo histórico-militar da cidade.
Logo que os Templários tomaram posse de Moncarche, em 1209, terão logo feito planos para a construção do castelo. O castelo de Castelo Branco data dessa época.
Do castelo dos templários subsistem alguns elementos, embora poucos sejam originais.
O Torreão Românico é do tipo mais antigo, as suas grossas paredes têm seteiras frontais e laterais a mostrar uma intenção prática de defesa em coordenação com os outros torreões. Este torreão será, porventura, a peça arquitectónica mais antiga de Castelo Branco.
A Torre gótica ou torre dos templários não era mais que a fachada do palácio dos alcaides e comendadores. As actuais janelas com lintéis quinhentistas, pouco tem a ver com as originais, mesmo com uma primeira alteração gótica. Esta torre é o Ex-libris de Castelo Branco.
O Arco é o original. Este arco era a porta que separava o pátio de acesso público e o pátio do palácio. Originalmente os dois pátios estariam ao mesmo nível, que se supõe ter sido inferior ao actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário