Pesquisa personalizada

29 setembro 2011

Visitar a Via Sacra de Pinheiros (Tabuaço)

Visitar a Igreja de Santa Eufémia - Pinheiros (Tabuaço)

Visitar as Gravuras Rupestres do Cabeço das Pombas - Pinheiros (Tabuaço)

As Gravuras Rupestres do Cabeço das Pombas estão presentes num afloramento granítico na freguesia de Pinheiros, e constituem uma manifestação artístico-religiosa de grande importância, que se pensa datarem da Idade do Bronze, desconhecendo-se, com rigor, a sua simbologia.
Este seria já na época um local de culto, ainda hoje apelidado de Santuário do Cabeço das Pombas. As figuras estão agrupadas por conjuntos, gravadas em diferentes épocas, sendo os mais antigos o ramiforme central e o conjunto da direita do painel, com excepção da representação de uma cara que é notoriamente posterior.

27 setembro 2011

15 setembro 2011

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Conceição - Pinheiros (Tabuaço)

Visitar a Igreja de São Sebastião - Pereiro

Visitar a Pedra do Cavalo - Paradela (Tabuaço)

Visitar o Nicho de Nossa Senhora de Fátima - Paradela (Tabuaço)

Visitar o Lagar Romano da Paradela (Tabuaço)

Visitar a Igreja Matriz de Paradela (Tabuaço)

Visitar o Fontanário do Ribeiro - Paradela (Tabuaço)

Visitar o Fontanário de São Mamede - Paradela (Tabuaço)

Visitar a Capela de São Mamede - Paradela (Tabuaço)

Visitar a Capela de Santa Filomena - Paradela (Tabuaço)

12 setembro 2011

Visitar o Santuário de Nossa Senhora da Saúde - Longa

Visitar a Igreja de São Pelágio - Longa

Visitar o Coreto de Longa

Visitar o Castro de Longa

Visitar a Capela de São Sebastião - Longa

A Capela de São Sebastião, localizada na Freguesia de Longa, é de arquitectura religiosa, maneirista com planta longitudinal simples e coro-alto. Fachada principal rasgada por portal de verga recta, ladeado por janelas e remate em empena. Alçados circunscritos por pilastras com pináculos, rasgado, o lateral direito, por porta travessa. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira e retábulo de madeira policromada neoclássico, com reaproveitamento de alguns elementos rococó. Púlpito no lado do Evangelho.

Visitar a Capela de São Miguel - Longa

A Capela de São Miguel, localizada na Freguesia de Longa, apresenta arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal rasgada por portal de verga recta ladeado por janelas e remate em empena. Alçados circunscritos por pilastras encimadas por pináculos. Janela no alçado lateral direito, na zona do altar. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira e retábulo em madeira policromada de estilo rocaille.

Visitar a Capela de Santo Isidoro - Longa

A Capela de Santo Isidoro, localizada na Freguesia de Longa, apresenta arquitectura religiosa, vernacular. Edifício de planta longitudinal simples. Fachada principal rasgada por portal de verga recta, ladeado por janelas e remate em empena. Alçados de aparelho granítico, constituído por pedras de média e pequena dimensão, rasgado, o lateral direito, por janela. Cobertura em vigamento de madeira e retábulo em madeira policromada quinhentista com duas tábuas figurativas, representando santas.

Visitar a Capela de Santo António - Longa

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Saúde - Longa

A Capela de Nossa Senhora da Saúde, localizada na Freguesia de Longa, apresenta arquitectura religiosa, revivalista neoclássica. É composta por nave única e capela-mor ligeiramente mais estreita e baixa. Fachadas laterais semelhantes, com pórticos. Cunhais em forma de pilastras, rematados por pináculos. Templo amplamente iluminado por várias fenestrações. Fachada principal com portal sobrepujado por friso, cornija e frontão volutado, com janela ovalada, ladeado por janelas e remate em empena. Friso percorre os alçados sustentando a cornija. Retábulo, de grandes dimensões, e estruturas em madeira de castanho num revivalismo do estilo neoclássico.

08 setembro 2011

Visitar a Capela da Senhora da Guia - Longa

A Capela da Senhora da Guia, localizada na Freguesia de Longa, é de planta longitudinal e composta por espaço único e disposição horizontal. O pórtico rectilíneo, de moldura simples, é ladeado por duas fenestrações verticais, em forma de losango.
No interior, sobressai a cobertura em vigamento de madeira e o pequeno altar formado por duas placas de betão, pintadas de branco, dispostas em níveis diferentes.

Visitar a Praia Fluvial da Granjinha

Visitar o Mosteiro de São Pedro das Águias - Granjinha

O Mosteiro de São Pedro das Águias, localizado na Freguesia da Granjinha, é uma construção românica do século XII, erguida numa pequena plataforma do vale do Távora. Um dos seus aspectos mais curiosos é a existência de várias figuras de animais, sobretudo cobras. Na frontaria tem um arco decorado, apoiado em colunas e capitéis bem lavrados. A pequena porta a norte exibe um Agnus Dei. Este Mosteiro está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Visitar a Igreja de Santo Amaro - Granjinha

Visitar a Igreja de Santa Bárbara - Granjinha

Visitar o Rio Tedo - Granja do Tedo

Visitar a Praia Fluvial da Granja do Tedo

Visitar a Ponte Romana sobre o Rio Tedinho - Granja do Tedo

A chamada Ponte Romana sobre o Rio Tedinho, localizada na Freguesia da Granja do tedo é uma construção da Idade Média, sobre estrutura antiga. É uma ponte de cavalete com arco pleno e tabuleiro em ângulo.

Visitar a Ponte Romana da Granja do Tedo

Visitar a Igreja Matriz de Granja do Tedo

A Igreja Matriz de Granja do Tedo, é um templo de arquitectura maneirista e barroca. O interior com coro-alto, baptistério no lado do Evangelho, altar-mor em talha dourada e policromada joanina, os laterais maneirista, joanino e rococó.

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Socorro - Granja do Tedo

A Igreja de Nossa Senhora do Socorro, localizada na Freguesia da Granja do Tedo, é uma construção do século XVI.

Visitar a Capela das Chagas de São Francisco - Granja do Tedo

A Capela das Chagas de São Francisco, localizada na Freguesia de Granja do Tedo, é de arquitectura religiosa e maneirista. Apresenta planta longitudinal simples, de espaço único, iluminada por fresta rasgada na fachada lateral direita, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena truncada por sineira e pórtico em arco de volta perfeita. Fachadas rematadas em cornija e rasgadas por pequena janela e um pórtico de verga recta. 
O portal ostenta moldura saliente e boleada, sobrepujada por lápide com inscrição, ladeada por duas mísulas.
Sineira com pilares almofadados e impostas marcadas, sendo o remate em frontão triangular. Pórtico voltado a N. de perfil bastante estreito e minúsculo vão de janela rasga a fachada poente.

Visitar a Igreja Matriz de Balsa - Desejosa


Visitar a Igreja de Santo Antão - Desejosa

A Igreja de Santo Antão, localizada na Freguesia da Desejosa, tem um ar moderno, com elementos arquitectónicos e decorativos maneiristas, barrocos e novecentistas.

Visitar a Capela de Santa Bárbara - Desejosa


Visitar a Aldeia Típica da Desejosa

A Aldeia Típica da Desejosa vive da agricultura, em particular a vinha. Um bom apreciador de vinho fica encantado ao visitar Desejosa e saborear o vinho tratado.
Esta aldeia ainda tem uma vida comunitária. Produz ainda azeite, batata, cereal centeio e trigo. Existe um ferrador na aldeia e dois apicultores. Quem visita Desejosa tem a oportunidade de voltar para casa com a prova do mel puro.
De destacar a existência, nesta aldeia, das mulheres rendeiras com suas rendas mundialmente conhecidas.