Pesquisar neste blogue

06 junho 2010

Visitar a Igreja Matriz de Alpedrinha

A Igreja Matriz de Alpedrinha terá sido construída, provavelmente, no séc. XII e quatrocentos anos depois foi restaurada, tendo-lhe sido alterada todo a fisionomia frontal, facto que tem determinado os vários equívocos relativos à data da sua construção.
Posteriormente a Igreja sofreu reparações e modificações e até mesmo a Cruz da Ordem de Cristo que ostentava na frontaria foi arrancada e desapareceu.

Possui sete altares: Altar ou Capela Mór, altar de Nossa Senhora do Rosário, altar do Senhor das Almas, altar de Santa Ana, altar de S. João Baptista, altar de Nossa Senhora dos Altos Céus e altar do Santíssimo.



Tem ainda um magnífico órgão de tubos do século XVIII, a uma altura de três metros e meio, que tem entrada pela sacristia velha. Após largos anos de inactividade do órgão, por se encontrar degradado, foi restaurado pelo Mestre António Simões, afinador de órgãos de Condeixa-a-Nova, a quem estavam entregues praticamente todos os órgãos do país. E a 27 de Janeiro de 1985 o órgão reentrou ao serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário