Pesquisar neste blogue

21 junho 2012

Visitar o Museu de Santa Joana Princesa - Glória (Aveiro)

O Museu de Santa Joana Princesa, localizado na Freguesia da Glória (Aveiro), ocupa as dependências do Convento de Jesus, que foi edificado no séc. XV.
A fachada actual data do séc. XVIII e nela se inscrevem três portais com bonitos frontões, vendo-se o brasão real no do meio. O edifício conserva alguns espaços que serviam à vivência conventual: o átrio, onde funcionava a portaria, o claustro do séc. XV , que conserva uma colunata renascentista, algumas capelas manuelinas decoradas com azulejos e a casa do capítulo.
O Museu foi fundado em 1911 para abrigar peças de arte recolhidas em casas e comunidades religiosas da região e de vários pontos do país, incluindo Lisboa, dissolvidas ou encerradas com a extinção das Ordens religiosas, incluindo as originárias do próprio convento de Jesus.
Possui notáveis colecções de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria.
Das colecções de pintura merece destaque o retrato da Infanta Santa Joana, atribuído à Escola de Nuno Gonçalves. 
Magníficos frontais de altar bordados a ouro, colecções muito valiosas de paramentaria e ourivesaria, códices raríssimos dos sécs. XV e XVI (incluindo o da fundação do Convento e vida de Santa Joana), fazem do Museu de Aveiro um ponto de paragem obrigatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário