Pesquisar neste blogue

08 dezembro 2019

Visitar o Convento de São Jorge de Milreus - Castelo Viegas (Coimbra)

O Convento de São Jorge de Milreus, localizado na Freguesia de Castelo Viegas, terá sido fundado em 1080.
Nos meados desse século XII, o Convento terá atingido grande prosperidade, conforme parece depreender-se da grande doação que Salvador Viegas fez ao cenóbio, em 1159, de um assinalável conjunto de bens nas imediações.
O que hoje é possível verificar em São Jorge de Milreus é o produto de uma grande campanha remodeladora, levada a cabo a partir de 1526. Esta monumental campanha, de carácter maneirista, foi mais uma de quantas os Jesuítas efectuaram por todo o país, entrando no governo da instituição precisamente nesse século XVI. Nos dois séculos seguintes, o convento foi objecto de numerosas campanhas artísticas parcelares, destacando-se os revestimentos azulejares da igreja e da sala do capítulo, datáveis da primeira metade do século XVIII, e a campanha de pintura joanina executada por André Gonçalves para a capela-mor da igreja.
A partir de 1834, com a passagem para a posse de privados, Milreus viu o seu património artístico ser sucessivamente alienado, apesar de o seu espaço ter tido sempre ocupação.

Sem comentários:

Enviar um comentário