Pesquisar neste blogue

24 setembro 2010

Visitar a Serra do Açor - Arganil

A Serra do Açor, localizada no concelho de Arganil, constitui, juntamente com a Estrela e a Lousã, o conjunto de cadeias montanhosas que, praticamente, divide Portugal ao meio. Faz parte da cordilheira que atravessa a meseta ibérica. É paisagem protegida desde 1982 (373 hectares) e constituiu um raro enclave de vegetação natural e de encostas xistosas. Em parte coberta por pinhais, a serra, que se situa dentro do concelho de Arganil, esconde pormenores de rara beleza.
Representa um conjunto de alto valor paisagístico devido, sobretudo, a duas relíquias: a Mata da Maragaça e a Fraga da Pena. Espalhadas pela serra encontram-se várias aldeias perdidas no tempo, situadas muitas vezes em locais remotos e de difícil aceso.
A Mata da Margaraça é um exemplo dessa beleza paisagística, constituindo uma das raras amostras de vegetação natural em encostas xistosas do centro do país. Espécies como o castanheiro, o carvalheiro, o loureiro e alguns azereiros e folhados, compõem a flora desta área de paisagem protegida. Em termos faunísticos podemos destacar a salamandra-lusitânica e o lagarto-de-água. Os vales abruptos, que escondem linhas de água que escorrem em direcção ao Ceira e ao Alva, são propícios a quedas de água. Nesse sentido, temos a destacar a fantástica queda de água de Fraga da Penha.

Sem comentários:

Enviar um comentário