Pesquisar neste blogue

20 setembro 2010

Visitar o Museu Etnográfico da Praia de Mira

O Museu Etnográfico da Praia de Mira foi Inaugurado em 5 de Outubro de 1997, tendo como principal acervo a recolha de peças feita pelo Centro Cultural e Recreativo da Praia de Mira e da Câmara Municipal de Mira.
Com o objectivo inicial de pesquisa, recolha e arquivo de materiais e testemunhos relacionados com a vivência e cultura local, reconstitui a habitação típica - "Palheiro" - desta zona litoral.
Representa uma homenagem ao povo de Mira e às suas origens.
O Museu é um edifício de arquitectura palafita, vulgarmente conhecida por "Palheiro".
Organizado em dois pisos, aberto sobre a paisagem, desenvolve-se num espaço intimista onde predomina a lagoa da Barrinha de Mira.

No piso térreo encontram-se o Posto de Turismo e uma sala de exposições temporárias que comunica com espaços de exposições permanentes: das origens da Praia de Mira, passando pelo património arquitectónico, abordando as artes da pesca no mar e a vida dos pescadores.
No 1º Andar aborda-se o comportamento das populações locais, desde o traje regional às manifestações mais salientes de como exerciam a profissão, na agricultura e na pesca, como viviam e como se relacionavam.

Sem comentários:

Enviar um comentário