Pesquisar neste blogue

10 novembro 2010

Visitar Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma vila portuguesa, localizada no Distrito de Évora, região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com 5 400 habitantes.
É sede de um município com 194,62 km² de área e 8 871 habitantes (2001), subdividido em cinco freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Elvas, a sul pelo Alandroal, a oeste pelo Redondo e a noroeste por Borba.
Em Vila Viçosa mantiveram-se os duques de Bragança durante vários séculos até à Proclamação da República as suas propriedades e o magnífico Paço Ducal de Vila Viçosa.

As freguesias de Vila Viçosa são as seguintes: Bencatel, Ciladas, Conceição (Vila Viçosa), Pardais, São Bartolomeu (Vila Viçosa)



Breve Resumo Histórico
Vila Viçosa foi ocupada pelos romanos e muçulmanos até ser conquistada em 1217 durante o reinado de D. Afonso II. D. Sancho II, em 1270 recebe foral de D. Afonso III vendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa. No século XIV, D. Dinis manda erigir o Castelo de Vila Viçosa.

Na Crise de 1383-1385, o comendador-mor da Ordem de Avis, Vasco Porcalho, traiu e, tomando o partido de Castela, apossou-se de Vila Viçosa com duzentos e cinquenta homens seus e duzentos castelhanos, o que obrigou a população a fugir para Borba. Um ano e alguns meses depois, na debandada geral que se seguiu à batalha de Aljubarrota, Vasco Porcalho e a sua hoste abandonaram quer a vila quer o castelo.

Em 1461 Vila Viçosa passou a fazer parte do Ducado de Bragança. Em 1500, Jaime I de Bragança foi convidado a regressar à corte por D. Manuel I, sendo-lhe restituídos os títulos e as terras do ducado.

Em 1502 com o início da construção do Paço Ducal de Vila Viçosa, Vila Viçosa tornou-se a sede do Ducado de Bragança. Em 1512, Vila Viçosa recebe o foral de D. Manuel I.

Durante o domínio filipino, Vila Viçosa, era sede da maior corte ducal da Península Ibérica. Em 1640, um grupo de conspiradores convenceu o então João II, Duque de Bragança a aceitar o trono de Portugal, tornando-se a 1 de Dezembro de 1640, D. João IV (1640-1656) dando início à Dinastia de Bragança.

A partir desta data, Vila Viçosa, perdeu fulgor e tornou-se na residência real de férias. Em 1646, João IV de Portugal ofereceu a coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição como agradecimento pela boa campanha da Guerra da Restauração, tornando-se Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal. A partir desta data, mais nenhum Rei de Portugal usou a coroa.

Vila Viçosa foi fortemente abalada pelo Terramoto de 1755. No início do século XIX, Vila Viçosa foi saqueada durante as Invasões Francesas.

Na década de 1930, com a exploração dos mármores (Mármore de Estremoz) e abertura do Paço Ducal de Vila Viçosa para turismo, Vila Viçosa começou a modificar-se até aos dias de hoje. Actualmente, como acontece com muitas cidades alentejanas, sua população encontra-se em diminuição, cujo principal factor responsável é a emigração para outras regiões de Portugal ou mesmo do estrangeiro.

Economia
A economia do concelho de Vila Viçosa assenta essencialmente na indústria de extracção e transformação do mármore. O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial, e Vila Viçosa é conhecida a nível nacional como Capital do Mármore. O segundo sector económico mais importante do concelho, é o turismo, recebendo Vila Viçosa anualmente cerca de cem mil turistas. A agro-pecuária é ainda uma importante fonte de receitas para o concelho.


O que Visitar

Na Freguesia de Ciladas
Forte do Conde
Igreja
Ponte Romana
Ribeira da Asseca

Na Freguesia de Conceição (Vila Viçosa)
Capela de São João Batista da Carrasqueira
Castelo de Vila Viçosa
Convento das Chagas de Cristo
Cruzeiro de Vila viçosa
Estátua de Publia Hortênsia de Castro
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja dos Agostinhos
Igreja de Nossa Senhora da Lapa
Museu do Mármore
Paço Ducal de Vila viçosa
Palácio dos Matos Azambujas

Na Freguesia de Pardais
Igreja de Santa catarina

Na Freguesia de São Bartolomeu (Vila Viçosa)
Estátua de Bento Jesus Caraça
Estátua de Florbela Espanca
Igreja de Santo António
Igreja e Convento de Santa Cruz
Igreja da Misericórdia
Igreja de São Bartolomeu



Gastronomia
Entradas
Azeitonas
Enchidos
Queijos

Sopas
Sopa da Panela
Sopa de Tomate
Sopa de Batata
Sopa de Cachola
Sopa de Beldroegas
Sopa de Cação
Sopa de Cebola
Sopa Dourada

Pratos
Açorda
Cozido à Alentejana
Ensopado de Borrego
Gaspacho
Migas
Pezinhos de Coentrada

Sobremesas
Arroz-doce
Azevias
Bolo Finto
Filhó
Queijadas

Onde comer...
Em Vila Viçosa
A Tasquinha do Zé
Churrasqueira Irmãos Broa
Restaurante D. Carlos
Restaurante D. João IV
Restaurante do Paço
Restaurante Florbela Espanca
Marisqueira O Cantinho do Paraíso
Restaurante O Forno
Restaurante O Framar
Restaurante O Paraíso
Restaurante O Pipo
Restaurante O Regional
Restaurante O Restauração
Restaurante Os Cucos
Restaurante Ouro Branco
Restaurante Peixinhos
Pizzaria A Canga
Pizzaria O Paço Ducal
Tasca O Necas
Taverna dos Conjurados

Em Bencatel
Café Central
Café dos Caçadores
Pizzaria A Paragem

Em São Romão Restaurante Bendito
Restaurante O Carreiro

Onde Ficar
Hospedaria D. Carlos
Pousada D. João IV
Quinta do Alfaval
Solar dos Mascarenhas
Herdade da Ribeira de Borba

Sem comentários:

Enviar um comentário