Pesquisar neste blogue

19 novembro 2010

Visitar o Museu do Mármore - Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa)

O Museu do Mármore, localizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, está albergado na estação dos caminhos-de-ferro, um edifício que data de 1904. Do edifício secular destacamos os belos painéis de azulejos que evocam paisagens alentejanas e recantos urbanos de Vila Viçosa, concedendo uma beleza singular à edificação.
O Museu do Mármore oferece ao visitante preciosas informações sobre o passado e o presente de uma actividade que remonta ao tempo dos romanos. Da extracção à transformação do mármore, passando pela apresentação dos objectos e instrumentos de trabalho utilizados.
A visita inicia-se na Sala Ruivina, um espaço onde são apresentados diversos elementos relacionados com a pedra natural. Ali, através de vários painéis informativos, o visitante ficará a conhecer todo o processo de formação da rocha.
Encontram-se também vários objectos e instrumentos de trabalho, utilizados nas pedreiras e unidades de transformação, que oferecem a possibilidade de conhecer, in loco, a evolução tecnológica que tem marcado a actividade no decorrer do tempo (Sala Branca).
Numa outra fase da visita são reveladas amostras do mármore já polido e pronto a comercializar, bem como diferentes peças trabalhadas pelas mãos habilidosas dos homens. Da arte de esculpir a pedra falamos também quando nos referimos às verdadeiras obras de arte, criadas nos Simpósios de Escultura que se realizaram em Vila Viçosa, expostas na parte exterior do museu.
Na fase final deste percurso, o visitante é convidado a assistir ao vídeo “Vila Viçosa... vila de mármore”, produzido pelo Departamento de Geociências da Universidade de Évora. Um trabalho que permite consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a visita e que narra múltiplos aspectos relacionados com a cultura local.

Sem comentários:

Enviar um comentário