Pesquisar neste blogue

21 novembro 2010

Visitar a Igreja de São Bartolomeu - Vila Viçosa

A Igreja de São Bartolomeu, localizada na Freguesia de São bartolomeu (Vila Viçosa), é uma igreja seiscentista, também conhecida por Igreja de São João Evangelista. Esta Igreja fora pertença do Colégio dos Jesuítas.
Ostenta na sua fachada uma certa imponência no estilo barroco, forrada a bardilho marmóreo da região, com três ordens de janelas e três portais ladeados de colunas dóricas. Possui duas exuberantes torres quadrangulares, sem coruchéus, e em cujos campanários de seis sinos se inclui o famoso Caracena que serviu o relógio público da Torre de Menagem do Castelo e que nas Guerras da Restauração foi fortemente danificado pelas tropas do general espanhol daquele nome.
No interior do templo, abundante de mármores e de boa talha, é notável o sacrário de madeira dourada e podem apreciar-se, ainda, esculturas de madeira estofada e diversas telas dos séculos XVII e XVIII.
Na sacristia anexa, de onde saíram as peças mais valiosas para o Museu de Arte Sacra, existem, ainda, diversas alfaias do culto, bastante apreciáveis, além de um aparatoso arcaz paramenteiro de madeira de carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário