Pesquisar neste blogue

05 janeiro 2014

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Piedade e São Brás - Santa Joana (Aveiro)

A capela de São Brás, localizada na Freguesia de Santa Joana (Aveiro), também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Piedade e São Brás, é datada dos meados ou finais do século XVII, segundo imprecisas e escassas referências. Sofreu profundas remodelações na década de 60, século XX, as quais incluíram a construção da segunda torre sineira, que se ergue do lado esquerdo. 
Guarnecida interiormente de azulejos em tons de azul, estes apenas se vislumbram, exteriormente, na fachada principal. As paredes laterais e a traseira encontram-se caiadas de branco. A cor amarelo-torrado delineia cada aresta exterior do edifício, dando relevo às linhas rectas que o moldam, assim como aos geométricos contornos das janelas e portas externas. No alto, numa das duas torres sineiras que se erguem em cada um dos lados da entrada principal, estão os sinos, prontos a espalhar o som festivo pela comunidade. 
Dentro da capela, um arco imitando uma ogiva angular de estilo românico-gótico separa a capela-mor da assembleia. Quem entra pela porta principal, os olhos recaem de imediato sobre um crucifixo que ocupa a parte central da parede, acompanhado por uma imagem do Sagrado Coração de Maria. 
A pedra do altar-mor, em formado rectangular complementa este espaço sacro. 
No corpo principal do templo, dois nichos colaterais acolhem as imagens de São Brás e de Nossa Senhora da Piedade, os dois santos que, em datas diferentes, o primeiro no dia 3 de Fevereiro, ou no primeiro domingo do mês, e o segundo cerca de duas semanas após a Páscoa, chamam até si os devotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário