Pesquisa personalizada

18 dezembro 2015

Visitar a Igreja de São Martinho - Casal Comba

A Igreja de São Martinho, localizada na Freguesia de Casal Comba, apresenta uma arquitetura religiosa, barroca de cariz rural. Igreja paroquial da transição do Século. XVII para o Século XVIII, com marcações visíveis na composição da fachada principal.
A Planta é longitudinal composta por nave, capela-mor, torre sineira à esquerda e lado esquerdo com dependências diversas adossadas. Cobertura diferenciada em telhados de 2 águas no templo uma água nas dependências e em domo na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco; remates em friso e cornija. Fachada principal de 2 panos, correspondendo à torre sineira, à esquerda, e frontispício, delimitados por cunhais apilastrados, com capitéis sobre os quais se levantam pináculos; vértice da empena marcado por enrolamentos e encimado por cruz; frontispício rasgado por portal de verga recta com entablamento sobre o qual se eleva janelão de verga curva encimado por nicho. 
A Torre sineira é à esquerda integrada na arquitectura da fachada, de 3 registos definidos por frisos em cantaria; o 1º é cego o 2º aberto por fresta quadrangular emoldurada e o 3º correspondendo às ventanas sineiras de volta perfeita é rematado por cornija sobre a qual se eleva a cobertura bolbosa rematada por cata-vento. Fachadas laterais abertas por portas travessas de molduras rectas com friso e cornija.
No interior apresenta Nave única e capela-mor com tectos de madeira, em 3 planos formando caixotões decorados; presbitério separado do corpo da nave por teia, tem 2 altares colaterais em talha dourada de planta recta e um eixo definido por colunas torsas, com nicho central contendo imaginária, que ladeiam o arco triunfal pintado, imitando marmoreados. Capela-mor com altar com retábulo em talha dourada de planta recta e 3 eixos definidos por colunas torsas e decorados com pâmpanos; eixos laterais com pequenos nichos e o central aberto por camarim com trono. Púlpito de brande bacia de pedra decorada, com guarda em balaústres espiralados; pia baptismal decorada de acantos.

Sem comentários:

Enviar um comentário