Pesquisar neste blogue

09 julho 2019

Visitar o Percurso Pedestre da Gardunha - Louriçal do Campo

O Percurso Pedestre da Gardunha, inicia-se à entrada de Louriçal do Campo a 470 metros de altitude. Passa pela Igreja Matriz de São Bento, e segue, por entre hortas e olivais, na direcção das abas da serra.
O périplo por entre muros de pedra solta leva ao cruzamento de um pinhal. Atinge o caminho para o alto da serra, que passa junto ao alto da cruz jesuíta serpenteando por entre o caos de bolas. A vegetação diversifica-se com a presença de grandes sobreiros e de manchas de carvalho-negral.
A variante mais longa sobe na direcção da Baldeira, passando por um parque de merendas e por vias de escalada equipadas.
No cruzamento para Castelo Novo, surge um dos miradouros mais famosos da Gardunha, com uma panorâmica imensa sobre o anfiteatro de Castelo Novo.
Mais à frente, é o reino das formas graníticas, verdadeiros monumentos geológicos, no alto do castelo Velho a 1443 metros. A partir daqui, o caminho desce na direcção de Casal da Serra, cruzando numerosas nascentes e captações de água. Junto da casa dos Serviços Municipalizados, um trilho leva à magnifica garganta do Ocreza, onde levadas de pedra permitem o acesso a recônditas piscinas naturais de águas cristalinas separadas por belas quedas de água e a 18 azenhas escondidas no meio da diversidade exuberante da flora ripícola.
Alcança-se Torre, e cruzando o rio, atinge-se Louriçal pela rua de São Sebastião, por entre hortas e caminhos ladeados por grandes muros de pedra solta.

Sem comentários:

Enviar um comentário