Pesquisa personalizada

31 agosto 2010

Visitar o Cruzeiro de Pero Viseu

Visitar a Capela do Espírito Santo - Pero Viseu

A Capela do Espírito Santo, localizada na freguesia de Pero Viseu, terá sido construída entre os séculos XVII ou XVIII.
A Capela tem uma planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa. Volumes articulados de disposição na horizontal, com coberturas diferenciadas de duas águas. Alçados rebocados e pintados a branco. Fachada principal voltada a Oeste com embasamento proeminente a que se acede por escadaria. Ao centro, tem portal em arco apontado e impostas salientes, com porta de duas folhas, ladeado por dois postigos gradeados com moldura. Do lado esquerdo da porta principal, existe um púlpito em granito apoiado numa coluna de granito e guarda em ferro forjado. Cunhais encimados por pináculos e remate da empena com cruz sobre plinto. Fachada Sul com uma fresta no volume da capela-mor. Remate da fachada em beiral. Fachadas Este e Norte são cegas com remate em empena e beiral, respectivamente.

Visitar a Igreja de Santo Estevão - Póvoa de Atalaia

A Igreja de Santo Estevão, localizada na Freguesia de Póvoa de Atalaia terá sido construída no Século XVII e é considerada como Monumento Nacional, graças ao seu altar Barroco em talha dourada com vários motivos decorativos: parras de uvas, folhas de acanto, anjos, meninos e pássaros.

Visitar o Solar dos Caldeira e Bourbon - Orca

O Solar dos Caldeira e Bourbon é uma Casa Senhorial cuja construção se perde nos tempos, localizada na Freguesia da Orca, e que sofreu obras de ampliação em 1867.
Actualmente o Solar funciona como espaço de Turismo Rural.

Visitar o Monumento a Nossa Senhora de Fátima - Orca

Visitar a Igreja de São Francisco - Orca

Visitar a Igreja de Zebras - Orca

A Igreja de Zebras, povoação da freguesia da Orca, construída em pedra apresenta do seu lado esquerdo um campanário com um sino.

30 agosto 2010

Visitar a Fonte da Orca

Visitar a Igreja Matriz da Mata da Raínha

A Igreja Matriz de Mata da Rainha, construída em 1891, possui no seu interior uma pintura dos 12 Apóstolos.


Visitar a Fonte Romana - Mata da Raínha

Visitar o Campanário de Mata da Raínha

O Campanário de Mata da Raínha é constituído por duas torres, cada uma com seu sino. Trata-se de uma construção em cantaria.

Visitar a Calçada da Raínha - Mata da Raínha

Visitar a Igreja Matriz de Janeiro de Cima

Visitar a Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima

A Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, localizada no meio da Serra da Gardunha, bem próxima do Rio Zêzere, apresenta uma arquitectura tradicional de construção em placas de xisto e seixos do Zêzere. A beleza das casas provoca uma fascinante paisagem que merece uma visita.

29 agosto 2010

Visitar o Pelourinho do Fundão

O Pelourinho do Fundão fica localizado na Cidade em frente da Câmara Municipal do Fundão.

Visitar a Igreja Matriz do Fundão

A Igreja Matriz do Fundão foi construída no século XVIII sobre um antigo templo romano. A Igreja é de influência maneirista e barroca, possui duas torres sineiras adossadas à fachada principal e no seu interior merece destaque o altar-mor em talha dourada e a pia baptismal.

26 agosto 2010

Visitar a Capela de São Francisco - Fundão

A Capela de S. Francisco, localizada na Freguesia do Fundão, foi construída, em 1574, tendo sido edificada em cantaria. Esta Capela apresenta um alpendre suportado por seis colunas, um portal com arco de volta inteira, um pequeno campanário e, no interior, retábulos em talha dourada. À sua frente situa-se um cruzeiro.

Visitar a Capela de São Miguel e a Capela da Misericórdia - Fundão

A Capela de São Miguel, localizada na Freguesia do fundão, possui uma fachada em cantaria à vista e portal principal com frontão triangular simples, rematado por um pequeno vão. Do seu lado encontra-se a Capela da Misericórdia.

Visitar a Igreja Matriz de Fatela

Visitar a Fonte do Povo - Fatela

Visitar a Capela de São Sebastião - Fatela

Visitar a Fonte de Vila Pouca - Fatela

25 agosto 2010

Visitar a Capela de Nossa Senhora da Conceição - Fatela

Visitar a Capela do Divino Espirito Santo - Fatela

Visitar o Campanário de Fatela

Visitar a Igreja Matriz de Escarigo

Visitar a Escultura de São Sebastião - Escarigo

Visitar a Barragem do Escarigo

A Barragem do Escarigo e a sua zona envolvente proporcionam um local de lazer ideal para passar um bom dia de descanço.

24 agosto 2010

Visitar a Ribeira de Enxames

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Fastio - Enxames

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto - Enxames

Visitar o Cruzeiro de Enxames

Visitar o Castro da Covilhã Velha - Enxames

O Castro da Covilhã Velha, localizado na serra das Casinhas ou das Cruzinhas na Freguesia de Enxames, tem este nome curioso devido ao facto de se encontrar relativamente distante da actual cidade da Covilhã
Encontra-se a cerca de 695 m de altitude entre pinhal e rochas e daqui se avista ao longe a aldeia histórica de Monsanto
O recinto estava rodeado por uma dupla cintura de muralhas de traçado ovalado e irregular do qual subsistem ainda hoje alguns muros de cantaria irregular ou alvenaria e vários amontoados de pedras. Dentro das muralhas não existem quaisquer construções definidas.
Este castro terá sido a cidade lusitana de Cingínia (isto por hanofonia com os topónimos Casinhas ou Cruzinhas) que foi referida por Valério Máximo e terá sido destruído algures entre 138 ou 136 a.C. pelas tropas romanas comandadas por Décimo Júnio Bruto e a época de Júlio César. Na Idade Média, o castro terá sido fortificado e repovoado tendo sido aproveitadas as construções existentes.

Visitar a Igreja de Santa Maria - Donas

A Igreja de Santa Maria, localizada na Freguesia de Donas, foi edificada no século XVIII.
Tem os alçados rebocados e pintados de branco, emoldurados por embasamento, cunhais apilastrados e cornija bastante proeminente em granito exposto, apresenta frontaria cuja empena forma um frontão triangular.
O portal da igreja, de verga curva, é sobrepujado por elegante frontão curvo interrompido, pouco acima do qual, no tímpano da empena, se abre um óculo quadrilobado. O flanco do lado direito é rasgado por uma porta de verga curva com frontão semelhante ao do portal principal, e por duas janelas de verga curva. Na prumada dos cunhais erguem-se pináculos piramidais com esfera. À esquerda do corpo do templo, ligeiramente afastada, ergue-se a torre dos sinos, de três registos separados por proeminentes cornijas, sendo o inferior aberto por uma porta de verga curva e um óculo quadrilobado, o intermédio de muito pouca altura e cego, e o superior rasgado, nas quatro faces, pelas ventanas dos sinos. O coroamento é feito por pináculos nos cantos e coruchéu piramidal escalonado ao centro.

23 agosto 2010

Visitar a Fonte dos Prados - Donas

A Fonte dos Prados, localizada no Parque Luís Travassos na Freguesia de Donas, foi construída em 1898 e é uma das fontes mais famosas da região pois tem a particularidade de a água da fonte ser fresca no verão e morna no Inverno.

Visitar a Casa do Paço - Donas

A Casa do Paço, localizada na Freguesia de Donas, é um exemplar da arquitectura manuelina.
Foi classificada como Imóvel de Interesse Público

Visitar o Pelourinho de Castelo Novo

O Pelourinho de Castelo Novo encontra-se situado em frente do edifício dos antigos Paços do Concelho.
O Pelourinho apresenta o estilo Manuelino.

22 agosto 2010

Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Graça - Castelo Novo

A Igreja de Nossa Senhora da Graça, é a matriz de Castelo Novo. Apesar de a sua construção remontar ao período medieval, foi totalmente remodelada no século XVIII e possui no seu interior elementos do estilo barroco.

Visitar o Cruzeiro de Castelo Novo

Visitar o Chafariz da Bica - Castelo Novo

O Chafariz da Bica, localizado na Freguesia de Castelo Novo, é monumento barroco, com a pedra de armas de D. João V, tendo na sua frente uma escadaria de acesso e um logradouro rodeados de bancos de pedra granítica.

20 agosto 2010

Visitar o Castelo de Castelo Novo

O castelo de Castelo Novo, localizado na Freguesia de Castelo Novo, terá pertencido à Ordem dos templários, que também e considerada como responsável pela sua construção, ainda no século XII, no reinado de D. Sancho I. As defesas do castelo terão sido mandadas reforçar no fim do século XIV por D. Dinis e mais tarde recebeu obras de recuperação no reinado de D. Manuel I, por volta do ano 1510.

Com o terramoto de 1755, o castelo que já não estaria em muito bom estado, ficou bastante danificado, mas só já durante o século XX, recebeu obras de consolidação e restauro.

O castelo é um exemplar da arquitectura militar do estilo gótico e manuelino.

Visitar o Cabeço do Galo - Castelo Novo

O Cabeço do Galo é uma formação rochosa granítica e situa-se no alto do Castelo Velho na serra da Gardunha e pertence à Freguesia de Castelo Novo.

Visitar a Barragem de Castelo Novo

Visitar a Aldeia Típica de Castelo Novo

A Aldeia de Castelo Novo, sede de Freguesia, pertencente ao Concelho do Fundão é uma aldeia típica de Portugal.
Os vestígios arqueológicos conhecidos sugerem uma ocupação humana do território provavelmente desde o calcolítico, projectando-se num crescimento de testemunhos que se referem ás idades do bronze e ferro e se acentuam com a colonização romana. O topónimo Castelo Novo, em substituição do anterior, é citado pela primeira vez no ano de 1208, em que a "terra a que chamam Castelo Novo" é doada aos Templários.
Acredita-se que terá existido um Castelo Velho (ali ou no sítio do mesmo nome, no topo culminante da Serra da Gardunha), e entre 1205 e 1208 se terá sido edificado um novo. O actual Castelo terá sido mandado recuperar por D. Manuel I.
Castelo Novo que já foi Concelho, era constituído pelas freguesias de Lardosa , Castelo Novo, Orca, Póvoa da Atalaia, Soalheira e Zebras.

Visitar a Ponte da Azenha - Castelejo

19 agosto 2010

Visitar o Sitio da Santinha - Capinha

O "Sitio da santinha" localiza-se na Serra da Santinha na Freguesia da capinha. Tem este nome por lá se encontrar uma imagem de Nossa senhora da Conceição como simbolo de protecção da Freguesia.
A Serra da Santinha está coberta de carvalhos, acácias, cedros e eucaliptos. Para nascente possui um eucaliptal, algumas oliveiras e uma clareira de restolho. Para sul, vêem-se terrenos de alqueive coloridos pelos restolhos e matizados aqui e além por oliveiras, castanheiros e carvalhos.
A imagem que já prevalece naquele local há mais de 100 anos.

Visitar o Palácio do Vale Dourado - Capinha

O Palácio do Vale Dourado, localizado na Freguesia da Capinha, terá adquirido este nome devido aos tons dourados das folhas no Outuno.
Este Palácio era antigamente conhecido por solar dos Condes Penha Garcia.
Lamentavelmente, este património encontra-se ao abandono e em estado de degradação.

Visitar a Igreja de São Sebastião - Capinha

A Igreja de São Sebastião, localizada na Freguesia da Capinha, foi erguida na segunda metade do século XVI.
O actual templo foi construído em 1628, a fazer fé na data inscrita na parte superior da coluna esquerda que sustenta o arco que separa a capela-mor do corpo da igreja.
É composta de cinco altares, sendo três deles de talha dourada.




Visitar a Fonte de Cima - Capinha

A Fonte de cima, localizada na Freguesia da capinha, construída em 1722, no reinado de D. João V. é um réplica arquitectónica da fonte de baixo.
É alimentada por uma mina e encimada pelas armas de D. João V.