Pesquisar neste blogue

04 agosto 2010

Visitar a Casa da Câmara - Alpedrinha

A Casa da Câmara de Alpedrinha foi construída em 1680, cinco anos após a elevação de Alpedrinha a Vila.
A Casa da Câmara é toda em cantaria, possuí dois andares e rés do chão, que são divididos por uma escadaria construída em granito até ao primeiro andar e de soalho até à porta de saída para as traseiras, um pouco acima do segundo andar. A fachada tem varandas salientes com grades de ferro e no segundo andar, ao centro, existe uma ventana na qual esteve, durante anos, uma sineta. Ao lado da ventana encontra-se o escudo das armas portuguesas onde se pode ler a data 1680.

Após a extinção do concelho, em 1855, a casa da Câmara manteve-se ocupada servindo de tribunal do juiz da paz, escola primária, sala de ensaios da filarmónica, sala de espectáculos, cadeia, galinheiro, adega e até de açougue. Foi também moradia do carcereiro, que acumulava também o emprego de coveiro.

Actualmente está lá sediada a Junta de Freguesia, a Liga dos Amigos de Alpedrinha (LAA), o Museu da Liga e existem salas onde se efectuam os ensaios do orfeão e da orquestra, onde funciona a Escola de Música e onde funciona o ensino recorrente. Também funcionou lá a Casa do Povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário