Pesquisar neste blogue

24 maio 2018

Visitar o Convento de Nossa Senhora da Conceição - Salvador (Beja)

O Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja, localizado na Freguesia de Salvador, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Província dos Algarves. 
Em 1459, foi fundado e concedida licença para a sua instituição por dois breves de Pio II 
Foi erigido junto ao Palácio dos Infantes, no centro da cidade, começou a ser construído por iniciativa do duque de Beja, o infante D. Fernando (irmão de D. Afonso V) e de sua mulher D. Beatriz, primeiros duques de Beja e pais de D. Manuel. 
Em 1461, recebeu o oratório de Santa Vitória. 
Em 1463, já as terceiras tinham feito profissão na Ordem de Santa Clara. 
Em 1469, o convento encontrava-se praticamente concluído, recebeu a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Maria Santíssima, e a regra urbanista, como se mostra na bula de 21 de Dezembro desse ano, concedida pelo papa Paulo II. 
Em 1505, por intervenção da duquesa de Beja levou a que, apesar da direcção observante, o convento se tenha tornado em panteão da família ducal. 
Com o fim das ordens religiosas o convento entrou em decadência e esteve à beira da ruína. 
Em 1895, foi demolido o Paço dos Infantes, que se encontrava anexo ao convento, e parte da área conventual. Nessa ocasião foi possível reconstruir parcialmente o convento.
A 5 de outubro de 1927 dá-se a abertura do Museu Regional de Arte e Arqueologia no edifício do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição que o ocupa até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário