Pesquisar neste blogue

27 julho 2018

Visitar o Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho situa-se em Trás-os-montes, abragendo o Concelho de Bragança, e o de Vinhais. Tem cerca de 75 mil hectares. As temperaturas variam entre – 12º C e 40º C.
Apresenta um relevo heterogéneo, com planaltos cortados por profundos vales, bem como algumas serras, das quais se destaca a Serra de Montesinho, no concelho de Bragança. As altitudes variam entre os 1486 metros, na Serra de Montesinho e os 438 metros no leito do rio Mente.
Os xistos são as rochas dominantes, mas podem ainda ser encontrados granitos, rochas ultrabásicas e pequenas manchas calcárias.
O Parque Natural de Montesinho é atravessado por alguns dos cursos de água mais importantes da bacia hidrográfica do Rio Douro.
Na área do Concelho de Bragança, existem os rios Sabor, Maçãs e Baceiro. O Sabor nasce na fronteira com a Espanha, nos cumes da Serra de Montesinho, passando a pouca distância de Bragança. O Maçãs nasce em Espanha, e faz a fronteira internacional em dois trechos distintos. O Baceiro nasce também em Espanha, sendo o mais pequeno dos rios principais, no seu percurso existe um importante viveiro de trutas.
Existe um grande diversidade de fauna e flora no Parque Natural. Os urzais, estevais e giestais, vulgarmente apelidados de matos, ocupam amplos territórios de solos abandonados pela agricultura, orlas de bosques ou terrenos outrora ocupados por um bosque autóctone. Os matos, e particularmente os que ocorrem a maiores altitudes, são biótopos de extrema importância para diversas espécies da fauna selvagem. Os lameiros, também designados por prados ou pastagens de montanha, encontram-se associados a grande parte das zonas ribeirinhas. Os soutos de castanheiros  representam a maioria dos terrenos agrícolas. Os bosques de azinheira, conhecidos por sardoais, ocorrem nas áreas menos elevadas. Finalmente, os bosques de carvalho-negral são um dos principais tipos de vegetação arbórea autóctone que ocorre no Parque fazendo parte de um contínuo que se prolonga para sul, até à serra da Nogueira. 
O Parque Natural de Montesinho tem cerca de duzentas e cinquenta espécies de vertebrados e uma elevada riqueza e diversidade também de invertebrados.
Destaca-se a presença do lobo-ibérico, do veado, da toupeira-de-água, do gato-bravo, do morcego-de-ferradura-grande e do rato-dos-lameiros. Há cerca de 160 espécies de aves, incluindo a águia-real e a cegonha-preta.

Sem comentários:

Enviar um comentário