Pesquisar neste blogue

09 julho 2018

Visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte - Tenões (Braga)

O Santuário do Bom Jesus do Monte, localizado na freguesia de Tenões, é dedicado ao Senhor Bom Jesus e é constituído por um conjunto arquitectónico-paisagístico integrado por uma igreja, a escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área do jardim do Bom Jesus, alguns hotéis e um funicular.
A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Acredita-se que a primitiva ocupação deste sítio remonte ao início do século XIV, quando alguém terá erguido uma cruz no alto do monte Espinho. No ano de 1373 já é mencionada uma ermida no local, sob a invocação da Santa Cruz. Esta ermida terá estado anexa à paróquia de Tenões.
Local de devoção e peregrinação das gentes da região de Braga, em 1494 foi erguida uma segunda ermida. Uma terceira ermida foi erguida em 1522.
Em 1629 um grupo de devotos constituiu a Confraria do Bom Jesus do Monte, sendo edificada uma capela onde foi colocada uma imagem de Cristo Crucificado, além de casas para abrigo dos romeiros, e as primeiras capelas dos Passos da Paixão, sob a forma de pequenos nichos.
A partir de 1722, o então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, concebeu e iniciou um grande projecto que desembocaria no actual Santuário.
Esta igreja foi projectada pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do então Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança, para substituir a anterior, erguida por D. Rodrigo de Moura Teles. As suas obras iniciaram-se a 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811.
O adro, também projectado por Amarante, apresenta oito estátuas que representam personagens que intervieram na condenação, paixão e morte de Cristo.
A igreja apresenta planta na forma de uma cruz latina, constituindo-se em um dos primeiros edifícios em estilo neoclássico no país. A sua fachada é ladeada por duas torres, encimada por um frontão triangular.

Sem comentários:

Enviar um comentário