Pesquisar neste blogue

08 julho 2018

Visitar o Funicular do Santuário do Bom Jesus - Tenões (Braga)

O Funicular do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao da Escadaria do Bom Jesus.
Foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica, e é actualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.
Foi construído para substituir a linha dos americanos de Braga, que originalmente se estendia até ao santuário e que tinha de ter a sua tração de cavalos complementada por bois na íngreme subida em dias de maior afluência.
Funciona sobre uma rampa, sendo constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular com contrapeso de água. Cada cabine tem um depósito, que é cheio de água quando no nível superior, e esvaziado quando no inferior. A diferença de pesos assim obtida permite a deslocação. A quantidade de água é calculada em função do número de passageiros nas cabines, a cada viagem.
Foi inaugurado a 25 de março de 1882.

Sem comentários:

Enviar um comentário