Pesquisar neste blogue

10 maio 2019

Visitar o percurso pedestre dos Quercus - Sendas

O percurso pedestre dos Quercus, parte do centro da localidade de Sendas para Vila Franca, tomando o caminho florestal que contorna o Monte do Gato e desce para a Linha do Tua. Ao chegar junto do antigo apeadeiro de Vila Franca, toma-se o caminho da direita para o centro da aldeia. Segue-se então para Fermentãos, por um caminho paralelo à antiga linha de caminho-de-ferro. À saída da aldeia atravessamos a ponte romana sobre a Ribeira de Sendas, tomando então o caminho da esquerda que acompanha a ribeira para Sul. Sobe-se ao ponto mais alto do percurso, a 873 metros e aprecia-se a paisagem para os lugares já visitados. A descida para Sendas é feita sempre por caminhos florestais.
Pouco depois de passar a ribeira, chega-se a um ramal no qual se pode optar por continuar a caminhada para o Cabeço Pelado e visitar uma cascata ou voltar ao ponto de partida.
Se optar pelo caminho principal, volta a passar a ribeira, continuando por essa margem, durante cerca de 3km. Atravessa-se novamente a ribeira e é já na fase final do percurso que surge um pequeno desvio (250m) para visitar a cascata, conhecida como Caldeira de Piões.

Sem comentários:

Enviar um comentário