Pesquisar neste blogue

05 junho 2019

Visitar a Aldeia Típica da Azinheira - Benquerenças

A Aldeia Típica da Azinheira, localizada na Freguesia de Benquerenças é constituída por um pequeno casario de dimensões reduzidas, a maioria em ruínas, de um ou dois pisos, predominando a construção em xisto. As casas distribuem-se ao longo de dois caminhos que se cruzam no sentido Norte e Este-Oeste. A paisagem em redor da aldeia compõe-se, essencialmente, de pinheiros, azinheiras, vidoeiros, oliveiras e azevinhos. Existe uma relação estreita que a arquitectura mantém com o meio natural, principal responsável pelo fornecimento de matéria-prima que serviu na construção dos edifícios.
Os materiais usados nas coberturas são a telha de canudo, as lajes de xisto e o colmo, sendo que o xisto foi também utilizado na construção de muros e nas paredes das habitações. Na elaboração das paredes foram igualmente usados calhaus rolados que surgem intercalados com blocos de xisto dispostos na horizontal, sendo que estes eram depois argamassados com barro vermelho recolhido no local.
As fachadas ostentam geralmente uma porta de acesso e uma, ou mais janelas.
Nos interiores de algumas habitações, geralmente com pouca luminosidade, destacava-se a sala comum com recanto para a zona da lareira onde se cozinhava no chão. A Aldeia da Azinheira, como tantas outras da zona da Beira Baixa, foi marcada por uma vida com grande sentido de comunidade restando ainda vestígios de elementos muito importantes para a subsistência da população que outrora aqui viveu como o poço, a fonte e o forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário