Pesquisar neste blogue

26 junho 2019

Visitar o Museu dos Têxteis - Cebolais de Cima

O Museu dos Têxteis, localizado na Freguesia de Cebolais de Cima, é um equipamento que tem como objectivo transmitir aos visitantes conhecimentos sobre património industrial e técnico do sector têxtil.
O Museu dos Têxteis é constituído por um espaço museológico onde foram preservados mecanismos que contemplam as fases de produção relativas à cardação e fiação. Contempla, ainda, um espaço experimental, onde se encontra uma sala audiovisual e mecanismos relativos ao processo de tecelagem. Entre estes dois pisos, encontramos um terceiro espaço intermédio, designado por “espaço memória”, que tem o objectivo a apresentação de tributos aos trabalhadores e empresários responsáveis pela criação desta indústria.
Contempla ainda uma oficina de tecelagem manual e um arquivo empresarial.
O Museu dos Têxteis oferece aos visitantes conhecimentos sobre o processo de produção dos têxteis. Aqui é possível compreender os respectivos mecanismos em funcionamento, desde o processo de cardação até à tecelagem, a evolução destas técnicas ao longo do tempo, assim como, o seu enquadramento territorial e histórico. Reúne desde modo, as características necessárias para oferecer aos visitantes uma experiência activa, motivadora e única.

Sem comentários:

Enviar um comentário