Pesquisar neste blogue

19 junho 2019

Visitar o Museu da Seda - Castelo Branco

O Museu da Seda, localizado na Freguesia de Castelo Branco, tutelado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, foi criado para dar a conhecer ao grande público a História da produção de Seda em Portugal, o ciclo de vida do Bicho da Seda, as aplicações convencionais e de tecnologia de ponta que se podem fazer a partir da utilização deste produto mal conhecido e, ainda assim, de inestimável valor.
O Museu é constituído por cinco salas. Na sala um, dá-se a conhecer informações sobre a seda, partindo-se do geral até chegar ao particular. A visita inicia-se com a apresentação da Rota da Seda, a sericicultura no nosso território, ainda antes da formação da nacionalidade, a sericicultura na Beira Interior e por fim, com uma análise cronológica, a actividade sericícola na APPACDM.
A sala dois – Sala dos Audiovisuais – é o espaço destinado à projecção de um pequeno filme sobre a produção da seda, com a colaboração de diferentes parceiros. As restantes salas denominam-se: Do Bicho ao Fio; Do Fio ao Tecido e do Tecido ao Produto Final. Nestes espaços pode compreender-se o processo de produção da seda, conhecer alguns instrumentos utilizados no método tradicional de se obter a seda e apreciar alguns objectos de seda.
Na Sala Técnica, os visitantes mais novos podem realizar actividades com o objectivo de consolidar os conhecimento e informações apresentadas ao longo da visita, numa experiência acompanhada e tutelada  por pessoal especializado.

Sem comentários:

Enviar um comentário