Pesquisar neste blogue

03 fevereiro 2010

Visitar a Capela de Santa Águeda/ Ermida de São Neutel - Vila Nova da Baronia

A Capela de Santa Águeda/Ermida de São Neutel está situada nos arredores de Vila Nova da Baronia.
Integrada no Herdade dos Aires tem em sua volta terrenos agrícolas. Várias construções rodeiam a capela a Norte e Sul. Nas imediações existe um palanque com espaldar em madeira decorado com pinturas recentes representando o orago, onde se realizam os festejos anuais.

De planta longitudinal, composta pelo do rectângulo da nave e o quadrado da capela-mor , a que se adossa a Sul o quadrado da sacristia, a Oeste o da galilé e vários anexos rectangulares a Norte e Sul. Volumes articulados com coberturas diferenciadas: telhados de 1, 2, 3 e 4 águas sobre os anexos, nave, capela-mor e galilé respectivamente, domo sobre a sacristia. Fachada principal marcada pela galilé de grandes dimensões, rasgada por 3 arcos, (entaipado o do lado Sul), rebaixados sobre pilastras toscanas em cada uma das faces, coberta por abóbada de arestas; na fachada da igreja um arco cego idêntico aos que vazam a galilé enquadra o portal adintelado moldurado. Nave única de 2 tramos cobertos por abóbadas estreladas, com fechos esculpidos, estribadas em colunas fasciculadas. Grade em ferro separando a nave da capela-mor; arco triunfal em arco quebrado; capela-mor com idêntica cobertura, com a cruz de Cristo e uma estrela de oito pontas nos fechos, estribada em colunas adossadas, com capitéis vegetalistas; no altar-mor frontal de azulejos polícromos seiscentistas, de influência oriental, figurando ramagens e pássaros, centrado pela imagem de São Neutel; retábulo-mor em talha dourada. Sacristia coberta por cúpula sobre trompas.

Todo o interior, alçados e abóbadas, são revestidos por pintura mural a fresco, com várias camadas de intervenção, representando cenas da vida de Santa Águeda e de São Neutel, anjos músicos na capela-mor, vários santos (Santa Luzia, Santa Catarina de Alexandria, Santo André, Santo Agostinho, São Paulo eremita, São Brás, São Luís, Santo Amaro, São Bartolomeu, São Paulo, Santa Maria Madalena, São João Baptista, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis), a Virgem com O Menino, a Pietà, a Santíssima Trindade, a representação da matança dos inocentes na nave e no alçado do lado evangelho, no 1º tramo da nave, representação de um São Cristovão gigante transportando O Menino.

A sua construção é do início do Século XVI e dedicada a Santo Eleutério, Papa de 174 a 189, cujo nome por corruptela popular se transformou em São Neutel, personagem hagiográfica lendária. Em 1570 é executado o retábulo-mor, no Século XVII a construção da galilé e em 1755 a construção do portal, após o terramoto quando a ermida recebeu então o onomástico adicional de Santa Águeda, santa de grande devoção local, provocando uma implantação humana em redor, que deu origem à aldeia de São Neutel, de que subsistem as casas existente em redor do templo. A arquitectura é religiosa, popular, gótica, maneirista. Centro de romarias periódicas constituído por capela rural de dimensão média, antecedida por grande galilé com construções anexas onde funcionavam as casas dos romeiros e do ermitão. No interior coberturas em abóbada de cruzaria de ogivas estribadas em feixes de colunas e em colunas adossadas, com fechos e mísulas esculpidas de carácter vegetalista e heráldico; galilé e portal com características maneiristas. Conjunto de pinturas murais nos alçados e coberturas de oficina regional. A escuridão do interior sem qualquer entrada de luz é compensada pela vibrante policromia dos frescos que cobrem paredes e abóbadas, de cariz popular.


Este monumento só está visitável durante as Festas em Honra de Santa Águeda e São Neutel, no mês de Abril.

1 comentário:

  1. Excelente descrição da ermida: Muito útil para mim que a visitei em março de 2018.

    ResponderEliminar