Pesquisar neste blogue

01 fevereiro 2010

Visite a Igreja da Misericórdia/ Capela do Senhor dos Passos - Vila Nova da Baronia

A Igreja da Misericórdia/ Capela do Senhor dos Passos está situada em Vila Nova da Baronia, Concelho do Alvito. É de planta longitudinal, escalonada e composta por nave e capela-mor, mais estreita, que se adossa, do lado da Epístola, a Sacristia.
Fachada principal de um só pano, com portal de cantaria de verga recta com lintel direito, guarnição curvada e cruz em argamassa, sobrepujado por óculo e empena triangular com cinta, enquadrada por pináculos piramidais nos acrotérios laterais e acrotério central encimado por cruz.
Alçado Sul de quatro panos delimitados por contrafortes de secção rectangular, encimados por pináculos piramidais; no terceiro tramo adossa-se o volume da capela lateral; embasamento rampeado de ligação dos contrafortes; volume da capela-mor de um pano cego, ligeiramente recuado. Alçado Oeste de um pano, cego, com empena triangular, adossando-se no ângulo Sudoeste. um pequeno campanário de planta rectangular de um olhal com coroamento piramidal. Alçado Sul com construções adossadas. Interior: de uma só nave, coberta por abóbada de berço arrancando de cornija, com quatro tramos definidos por arcos-diafragma que arrancam de modilhões ao nível da cornija.

O conjunto é decorado por pintura mural, com vasta composição de lóbulos, folhagens e doze medalhões hagiográficos, com representação de Santo António, um Santo Papa, São Domingos, São Bento, São Luís e um santo Ermita; tabela ovóide no arco mestre com a data 1631; nos alçados distribuem-se superiormente pinturas alusivas a algumas Obras de Misericórdia corporais: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede (numa composição conjunta), dar pousada a peregrinos e pobres, resgatar os cativos, enterrar os mortos e curar os enfermos.

Guarda-vento, com pia de água benta, à entrada, do lado da Epístola, e uma capela lateral no terceiro tramo, de cada lado, com arco de volta perfeita assente em pilastras e camarim envidraçado. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e três degraus; capela-mor com cobertura em abóbada de berço, arrancando de cornija, também decorada por composição pictórica, com destaque para as alegorias à Paixão de Cristo, enquanto nos prospectos laterais subsistem as figurações da "Última Ceia" (do lado do Evangelho) e da "Congregação dos Apóstolos" (do lado da Epístola); altar com Senhor Morto jacente, retábulo e sacrário de talha dourada e policromada, com painel de pintura a óleo sobre madeira, representando a "Visitação"; na parede do lado do Evangelho, porta de acesso à sacristia e janela. Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. O edifício destaca-se pela profusão e elevada qualidade das pinturas murais que decoram as paredes e as abóbadas, e que são atribuídas a José Escobar.

A Capela serve actualmente de capela mortuária da Vila.


Sem comentários:

Enviar um comentário