Pesquisar neste blogue

28 fevereiro 2010

Visitar Terras de Bouro

O Concelho de Terras de Bouro, situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês e atravessada pelas bacias do Rio Cávado e do Rio Homem, pertence ao distrito de Braga e faz parte do Minho. Tem uma área de 270 Quilómetros quadrados imitado a Norte pela Galiza, a Noroeste pelo concelho de Ponte da Barca, a Oeste pelo concelho de Vila Verde, a Sul pelo concelho de Amares, a Sudoeste pelo concelho de Vieira do Minho e a Este pelo concelho de Montalegre.
Do Concelho fazem parte as Freguesias de:
São João da Balança - situada num terreno acidentado, é uma das mais velhas freguesias do Concelho, como o prova a existência de miliários e outros vestígios dos romanos. Tem Localização privilegiada sobre o vale do Rio Homem. Com uma população de 392 habitantes, a freguesia tem como na agro pecuária a sua principal actividade económica.
Brufe - localizada na vertente da Serra Amarela, onde outrora existia a aldeia comunitária de Vilarinho da Furnas, revela um património rural de enraizamento de culturas e tradições peculiares de raiz arcaico das comunidades dos territórios de montanha. Com 57 habitantes a principal actividade económica é a agro-pecuária.
Campo do Gerês - é um território de importância histórica pela sua posição excêntrica e raiana e pelas suas tradições comunitárias arcaicas, bem como, pelas antiguidades arqueológicas. Situa-se na margem esquerda do Rio Homem, em plena Serra do Gerês. Com 181 habitantes esta Freguesia tem na Agro-pecuária e no Turismo as suas principais actividades económicas.
Carvalheira - Situada na margem esquerda do Rio Homem, esta freguesia é um paraíso deslumbrante de verdes e castanhos, com a presença acentuada de salgueiros e carvalhos que embelezam a paisagem. Com uma população de 448 habitantes tem na Agro-Pecuária a sua principal actividade económica.
Chamoim - Situada na vertente que vai do fundo do Rio Homem até ao Extremo altimétrico do castelo de Covide/Bouro é constituída por um conjunto de povoados rurais. Com uma população de 351 habitantes tem na Agro-pecuária e na indústria das águas as principais actividades económicas.
Chorense - Situa-se nos terrenos acidentados do Monte da Seixeira, e pelos vestígios existentes, a sua antiguidade vem da época romana. Com 582 habitantes, a freguesia tem, tal como a maioria do concelho, na agro-pecuária a sua principal actividade económica.
Cibões - situada na margem direita do Rio Homem, numa vertente montanhosa muito acidentada, ficando-lhe sobranceira a Serra Amarela. Com população de 439 habitantes, Cibões tem, também, na agro-pecuária a principal actividade económica.
Covide - Situada na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta um notável legado patrimonial. Com uma população de 406 habitantes, tem na agro-pecuária a sua mais significativa actividade económica.
Gondoriz - Situa-se na margem Direita do rio Homem e é uma das que formou o extinto concelho de Vila Garcia. Com 333 habitantes tem na agro-pecuária e artesanato as suas principais actividades económicas.
Moimenta - é uma freguesia e também uma das vilas do concelho de Terras e Bouro, congregando o estatuto de sede concelhia. Com uma população de 787 habitantes, tem no comércio e turismo as suas principais actividades económicas.
São Mateus da Ribeira - Situada nas margens da Ribeira do Homem constituída por terrenos de montes de Seixeira e terrenos acidentados mas férteis. A Freguesia tem 214 habitantes e a agro-pecuária como principal actividade.
Rio Caldo - Esta freguesia descortina-se entre a paisagem montanhosa de S. Isabel do Monte e reflecte-se nas águas da Albufeira da Caniçada, conferindo uma fisionomia paisagística de imensa beleza. Tem uma população de 996 habitantes e a agro-pecuária e o artesanato como principais actividades.
Souto - Foi D. Afonso III quem conferiu o título de "Vila" a esta freguesia em tempos chamada de Souto da Ribeira. A história desta freguesia vem dos tempos remotos das odisseias romanas. Com uma população de 564 habitantes tem na agro-pecuária a actividade económica de maior relevância.
Santa Isabel do Monte - É um território de montanha, situa-se na bordadura do relevo de Santa Isabel, com encostas abruptas que descem sobre o apertado vale da ribeira de Freitas. Com população de 138 habitantes tem na agro-pecuária e turismo as mais significativas actividades económicas.
Valdozende - Trata-se de uma terra onde a nobreza assentou, segundo as inquirições de 1220. O território é ladeado pelo Rio Cávado, onde se encosta a Barragem e albufeira da caniçada. Com 704 habitantes tem na agro-pecuária e turismo as mais significativas actividades.
Vilar - A localidade de Vilar, também conhecida por Vilar de Chamoim, situa-se na margem esquerda do rio Homem. Com uma existência bastante longa, da sua história e do legado romano diz-se que fora domínio de uma “civitas”. Com 200 habitantes tem na agro-pecuária a sua principal actividade económica.
Vilar de Veiga - é a freguesia mais recente do concelho, dado que só foi erigida no século XVIII. Localizada na margem Sul da serra do Gerês é separada da freguesia de Rio Caldo pelo rio Gerês, o afluente do rio Cávado, que a delimita a Sul.Com uma população de 1528 habitantes tem no comércio e turismo as principais actividades económicas, sendo ainda de destacar as termas.

Caracterização do Concelho

A fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos, a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos, fazem de Terras de Bouro uma região de procura turística por excelência.
As termas e a serra do Gerês são ponto
nevrálgico e emblemático do Parque Nacional, tal como, as albufeiras da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, os miradouros e as cascatas na serra do Gerês.

Breve resumo Histórico

A nível histórico, sobretudo por influência da presença romana, Terras de Bouro guarda um espólio de valor reconhecido, a nível nacional e internacional, incidindo na Via Nova XVIII – Geira Romana – que ligava a capital da Província de Bracara Augusta – Braga – a Astorga – Espanha. Os Búrios fizeram parte integrante da génese desta região, que da sua ocupação e permanência, durante épocas,ficou de herança a nomeação toponímica.
Na época medieval, as comunidades de Terras de Bouro beneficiaram da Carta de privilégio de D. Dinis, que patenteava um contrato oneroso, revelando uma singular importância política na administração territorial portuguesa.
A Terra de Boyro recebeu de D. Manuel o atribuir o Foral em 1514.


Caracterização Climática
A nível climático, a região de Terras de Bouro, apresenta característica micro-climáticas especificas, de acordo com os valores de altitude serem variáveis numa topografia extremamente acidentada e que moldam os factores climáticos condicionantes, como a influência marítima, a acção dos ventos e a exposição solar das encostas.
No geral, caracteriza-se por Invernos frios e chuvosos, Primaveras e Outonos irregulares e Verões quentes e secos. Contudo, nas áreas de maior altitude a época estival apresenta fresca e húmida.


Festas e Romarias
No Concelho
1º Domingo de Agosto - Festas em honra de S. Brás
São João da Balança
25 e 26 - S. Sebastião
24 de Junho - São João
20 a 22 de Agosto - Nossa Senhora dos Milagres
Campo do Gerês
20 de Junho – Comemoração do Aniversário da Vila do Gerês
24 de Junho - São João
20, 21 e 22 de Agosto – Sta. Eufémia
Carvalheira
9 de Junho - Senhor das Mós
29 de Junho - S. Pedro
2º Domingo de Agosto - S. Caetano
Chamoim
Último fim-de-semana de Julho - Senhor dos Aflitos, Senhora das Dores e Santiago
8 de Agosto – São Lourenço
22 de Agosto – São Bartolomeu
19 de Setembro – Santa Combinha
8 de Dezembro – Nossa Senhora da Conceição
Chorense
18 a 21 de Julho - Sta Marinha
2º Domingo de Agosto - Sta. Apolónia
15 de Agosto - S. Sebastião da Geira
Cibões
14 de Julho - S. Tiago
25 de Julho - S. Tomé
2º Domingo de Agosto - S. Mamede
17 de Agosto – Festa de S. Mamede
Covide
7 a 9 de Junho - Sto. António
7 e 8 de Agosto - Nossa Senhora dos Bons Caminhos
18 e 19 de Setembro - Sta. Eufémia
26 de Dezembro - S. Silvestre
Gondoriz
15 de Janeiro – Sto. Amaro
24 de Junho - Festa de S. João
29 de Setembro – Festa de São Miguel-o-Anjo
Moimenta
São Mateus da Ribeira
11 de Julho - Na. Sra. da Agonia
19 de Setembro - S. Mateus
Rio Caldo
7 a 9 de Junho - Sto. António
11 e 12 de Julho - S. Bento da Porta Aberta
10 de 15 de Agosto – São Bento da Porta Aberta
Souto
4 de Maio – Santa Cruz
21 e 22 de Agosto – Festa de S. Roque
18 e 19 de Setembro – Festa de Santa Eufémea
Santa Isabel do Monte
2º Domingo de Agosto - Santa Isabel
Valdozende
18 a 21 de Julho - Sta Marinha
18 e 19 de Outubro - Festa das Colheitas
Vilar
1º Domingo de Julho - Nossa Senhora do Livramento
Vilar de Veiga
12 e 13 de Junho – Sto. António
18 de Julho – Sta. Marinha em Ermida
6, 7 e 8 de Agosto - Sr.ª. Da Saúde


A Visitar:
No Concelho
Serra do Gerês
Serra Amarela
Rio Homem
Rio Cávado
Mata da Albergaria
Geira (XVIII via romana do Itinerário de Antonino)
Ponte Romana sobre o Ribeiro da Maceira
Pontes Romanas sobre a Ribeira do Forno
Pontes Romanas sobre Ribeiro de Monção
Ponte de S. Miguel, sobre o Rio Homem
Parque Nacional Peneda-Gerês


São João da Balança
Vale do Rio Homem
Casa da Pena
Capela de N.ª Sr.ª do Bom Parto
Igreja de São João Baptista
Trilho Pedestre da Geira - Geira romana – via militar XVIII do itinerário antonino, com miliários, milha XV no Bico da Geira, milha XVI no lugar do Penedo dos Teixugos

Brufe
Os espigueiros
moinhos-de-água
Igreja do Divino Espírito Santo
Aldeia de Cortinhas
Aldeia de Brufe
Fojo-do- lobo de Brufe
Trincheira,
Fojo do lobo de vilarinho,

Campo do Gerês
Antiga Aldeia de Vilarinho das Furnas
Mamoa da Bouça da Chã,
Mamoa de Fundevila
Mamoa da Bouça do Cruzeiro
Castro de Calcedónia
Igreja matriz de Campo do Gerês
Ponte Medieval dos Eixões
Museu Etnográfico de Vilarinhos da Furnas
Trilho Pedestre Águia do Sarilhão Geira romana, - milhas XXVII, XXVIII e XXIX
Cruzeiro de Campo
Fraga do Sarilhão
Trincheira do Campo

Carvalheira
A igreja S. Paio
Ermida de S. Caetano,
Ermida S. Pedro,
Ermida de S. Sebastião,
Ermida Sta. Bárbara
Capela do Coração de Jesus
Aldeia tradicional de Paredes,
Capela do Bom Jesus das Mós
Miradouro do Bom Jesus das Mós
Barragem de Vilarinho das Furnas
Ponte Medieval da Carvalheira

Chamoim
Miradouro do Alto do Espigão
Igreja de Santiago
Trilho Pedestre dos Moinhos
Moinhos-de-água

Chorense
Ponte da Seixeira
Capela de S. Sebastião da Geira
Capela Santa Apolónia
Capela N.ª Senhora da Nazaré
Capela Nª Senhora da Saúde
Solar da Casa do Bárrio
Capela de S. Cosme
Igreja de santa marinha
Trilho Pedestre da Geira - Geira Romana, Milhas XVII e XVIII
Cidade Saliniana

Cibões
Igreja S. Mamede
Ermida de S. Domingos
Ermida de N.ª Senhora do Amparo
Ermida de S. Tomé
Ermida Santa Maria Madalena
Aldeia Tradicional de Cortinhas
Moinho-de-Vento de Gilbarbedo
Casarotas na Serra Amarela

Covide
Aldeia de Covide
Veiga da Santa
Igreja de Santa Marinha
Capela do Calvário
Capela de Santa Eufémia
Capela de S. Silvestre
Capela N.ª Senhora dos Remédios
“Casa da Venda”
Cruzeiro do Outeiro do Rei
Penedo de Santa Eufémia
Cruzeiro de Sá
Casa do Passadiço
Casa do Latim
Trilho Pedestre da Cidade da Calcedónia
Fraga da Cidade Calcedónia

Gondoriz
Igreja de S. Mamede
Capela de N.ª Senhora dos Remédios
Capela de S. João Baptista
Capela de Santo Amaro
Capela de S. Miguel do Anjo
“Torre da Gardenha”

Moimenta
Igreja de S.tº André
Capela de Santo André
Capela de S. Pedro
Capela de São Francisco
Quinta da Ponte

São Mateus da Ribeira
Igreja Matriz de Ribeira
Capela do Senhor do Socorro e Senhora da Agonia
Ermida N.ª Senhora de Fátima
Capela de S. Bento

Rio Caldo
Igreja S. João Baptista
Barragem e Albufeira da Caniçada
Ermida de S. Cristóvão
Ermida Santa Luzia
Furnas de Carvão
Santuário S. Bento da porta aberta
Ponte do Rio Caldo
Trilho Pedestre de S. Bento
Fojo Rio Caldo
Fojo Freitas
Centro Náutico e a Marina de Rio Caldo

Souto
Via Nova XVIII, do Itinerário Antonino
Igreja São Salvador
Cruzes da via-sacra
Capela do Senhor dos Passos
Capela de S. Roque
Capela de Sta Cruz
Trilho Pedestre do “Couto do Souto”
Ruínas do antigo “Couto de Souto”
Praia fluvial

Santa Isabel do Monte
Mamoas do chã da Nave
A igreja paroquial de Santa Isabel do Monte
Trilho Pedestre do Castelo
Aldeia de Campos Abades
Castelo de Bouro
Moinhos-de-Água de Rodízio

Valdozende
Igreja de Santa Marinha,
Capela de S. Tomé
Capela de S. Caetano
Zona de lazer fluvial

Vilar
Igreja Matriz
Capelas de S. Bento
Capela de N.ª Senhora do Fastio
Calvário do Senhor dos Aflitos
Capela Nossa Senhora do Livramento

Vilar da Veiga
Igreja Santo António
Capela da S.ª das Angústias e S.ª da Saúde
Capela de Santa Marinha
Capela de Santa Eufémia
Termas do Gerês
Parque Tude e Sousa
Miradouro da Pedra Bela
Miradouro da Junceda
Cascata do Arado
Cascata da Laja
Cascata de Leonte
Cascata do Tahiti
Penedo da Freira
Portela do Homem

Onde Comer:

Restaurante o Abocanhado - Brufe,Restaurante Roda - Gerês, Restaurante novo sol - Geres, Restaurante Fernandes geres, Restaurante Capela - Gerês, Restaurante Geresino - Lugar Vidoeiro (Gerês), Restaurante Churrasco - Lugar Vidoeiro (Gerês), Restaurante Pedra Bela - Gerês, Restaurante Stop - Campo Gerês, Estalagem de São Bento - Rio Caldo, Restaurante Mira Serra - Rio Caldo, Restaurante o Batista - Campo do Gerês, Restaurante Cerdeira - Campo do Gerês, Restaurante Lagoa - Batoca, Churrasqueira Ângela - Rio Caldo, Restaurante Lurdes Capela - Vilar da Veiga, Restaurante Adelaide - Vilar da Veiga, Restaurante Manuel Pires - Vilar da Veiga, Restaurante Salvador - Vilar da Veiga, Restaurante Pôr-do-sol - Vilar da Veiga, Restaurante Galicia - Vilar da Veiga, Restaurante Beleza da Serra - Vilar da Veiga, Restaurante Bela Vista - Vilar da Veiga, Restaurante Bodas d'Ouro - Vilar da veiga, Restaurante Portela - Vilar da Veiga, Restaurante a Rita - Rio Caldo, Restaurante Cávado - Rio Caldo, Restaurante O Sobreiro - Rio Caldo, Restaurante Royal - Rio Caldo, Restaurante Bem Cozinhado - Lgar do Souto, Restaurante O Telheiro - Lugar do Souto, Restaurante Modelo - terras de Bouro, Adega da Vila - Terras de Bouro, Restaurante Toca do Caçador - Covas, Restaurante Lua de Mel - Lugar das Pesqueiras, Restaurante Rio Homem - Terras de Bouro, Restaurante Baltasar - Vila Gerês, Restaurante Vessadas - Valdozende, Restaurante Xana - Vilar de Veiga, Restaurante Universal - Vila do Gerês, Restaurante Refúgio do Gerês - Vila do Gerês.

Onde Ficar:
Estalagem São Bento da Porta Aberta - Rio Caldo, Hotel das Termas - Gerês, Hotel Universal - Gerês, Hotel das águas do Gerês - Gerês, Pensão Casa da Ponte - Gerês, Pensão pedra bela - Gerês, Pensão Adelaide - Gerês, Pensão Salvador - Vilar da veiga, Pensão Pontes do rio Caldo - Lugar de Paredes, Pensão S. José Residencial - Rio Caldo, Pensão São Miguel do gerês - Gerês, Pensão baltazar - Vila do gerês, Pensão Rio do Homem - Terras de Bouro, Pensão Carvalho Araújo - Termas do Gerês, Pensão Central Jardim - Gerês, Pensão Flor de Moçambique - Gerês, Pensão Parque - Gerês, Pensão da Ponte - Gerês, Pensão geresiana - Gerês, Pensão Principe Residencial - Gerês, Pensão O Horizonte do gerês - Gerês, Residência Calcedónia - Covide, Casa de Emaús - Choerense, Quinta de Gestaçós - Vilar de Veiga, Quinta do souto Linho, Vilar de Veiga, Casa da Veiga - Vau, O Postigo - Covide, Quinta da Domingas - Covide, Quinta da Calçada - Covide, Quinta da Morgada - Ribeira, Casa do alexandre - Covide, Casa dos Bernardos - Santa Isabel do monte, Casa D'Avó Glória - Cibões, Casa dos Lajes - Cibões, Casa do Tum - Cibões, Casa da Antana - Cibões, Casa do Capitão - Cibões, Casa do Gaio - Brufe, Quinta do Agrinho - Valdozende, Quinta da Balança - Balança, Casa do Cavacadouro - Moimenta, Casa de Campo Monte dos Abades - Lugar de Campo dos Abades.

Sem comentários:

Enviar um comentário