Pesquisar neste blogue

09 março 2010

Visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês em Terras de Bouro

O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), pelo Decreto-Lei nº 187/71 de 8 de Maio, sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia.
A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

Flora

As principais espécies que se encontram no Parque Natural Peneda-Gerês são: carvalho alvarinho, carvalho negral, gilbardeira, medronheiro, padreiro, azereiro, mirtilho ou “uva do monte”, azevinho.

Fauna

É notável a quantidade e diversidade dos animais dignos de interesse. Apesar do Urso Pardo ter desaparecido do parque, ainda hoje existem diversas espécies, como é o caso dos garranos selvagens, oito espécies de morcegos, das quais a mais importante em termos de conservação é o Morcego-arborícola-pequeno, o Musaranho-dos-dentes-vermelhos , a Marta , o Gato bravo , a Salamandra-lusitânica , o Esquilo, as víboras, o corço, o javali e o Lobo.

Sem comentários:

Enviar um comentário