Pesquisar neste blogue

03 março 2010

Visitar a Geira (Via XVIII di Itinerário Antonino) - Terras de Bouro

A Via Nova conhecida por Geira ou via XVIII do Itinerário de Antonino, é uma Estrada Romana que ligava duas importantes cidades do Noroeste da Península Ibérica (a antiga Bracara Augusta, hoje cidade de Braga, e a antiga cidade de Asturica Augusta, hoje Astorga, em Espanha.) Esta estrada ligava as duas importantes cidades num trajecto de 215 milhas, aproximadamente 318 km. A Geira, ou Via Nova foi inaugurada, provavelmente, no final do século I d.C., por volta do ano 80, sob a égide de Tito e Dominiciano. Acredita-se que a construção da Via Nova veio reforçar a rede viária romana, conferiu maior mobilidade aos exércitos, permitiu um reordenamento do território e possibilitou uma maior actividade mineira e transição destes bens (sobretudo a circulação do ouro das Minas de Las Medulas, conjunto classificado como Património Mundial da Humanidade).

A Via Nova conhece um traçado em diagonal que liga o triângulo político-administrativo e viário estabelecido por Augusto, com vértices nas três cidades: Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta.

Em Terras de Bouro a Geira percorre as freguesias de Souto, Balança, Chorense, Vilar, Charmoim, Covide, Campo do gerês e chega, por fim, à Portela do Homem, seguindo depois em território espanhol.

Os vestígios arqueológicos, em Terras de Bouro, são impressionantes: existem mais de 150 Miliáros, que assinalavam as milhas na Via e davam a conhecer, ao viajante, a distância até à cidade mais próxima. Além dos miliários, em Terras de Bouro é possível vislumbrar vestígios das Pontes Romanas (sobre o Ribeiro da Maceira, Ribeira do Forno, , Ribeiro de Monção e a Ponte de S. Miguel, sobre o Rio Homem), calçadas com marcas de rodados, pedreiras de onde foram extraídos miliários e blocos de pedra para construir as pontes. Começam, também, a ser descobertos vestígios arqueológicos de pequenos povoados indígenas ou de apoio à construção da Via, que atestam a importância desta Via.



Sem comentários:

Enviar um comentário