Pesquisar neste blogue

02 março 2010

Visitar o Rio Homem - Terras de Bouro

O Rio Homem é um afluente da margem direita do Rio Cávado, com um comprimento de 37 quilómetros, nasce na Portela do Homem - Serra do Gerês, percorre toda a serra amarela tem uma área de 257 km2. O escoamento anual na foz é de 399 hm3, sendo o afluente que mais contribui para o escoamento total do rio Cávado.
Neste Rio localiza-se, no Concelho de Terras de Bouro, a Barragem de Vilarinho das Furnas, com uma albufeira com a capacidade de 69,7 hm3. O trajecto do rio ao longo do vale é sobretudo constituído por rápidos, zonas em que a água atinge grandes velocidades.

O Rio Homem possui uma grande variedade de peixes de que se destaca a boga (Chondrostoma polylepis Steindachner), o escalo (Leuciscus sp.), a Enguia (Anguilla anguilla), a Truta-Arco-Íris (Onchorynchus mykiss) e a Truta-de-Rio (Salmo trutta). Na albufeira de Vilarinho das Furnas encontra-se a Carpa (Cyprinus carpio), pois as temperaturas nas águas profundas nunca atingirão valores inferiores a 12 graus Celsius, nas quais a carpa não teria condições de sobrevivência.



A flora é também muito rica. Destaca-se a Lentilha-de-Água (Lemna sp.) que é uma planta que “espontaneamente” surge em qualquer curso de água em Portugal. É uma planta que, além de boa oxigenadora, remove o excesso de nutrientes da água sendo por isso muito nutritiva para aves e alguns peixes. Como o seu nome comum inglês “Duckweed” ou “Duck's Meat” indica, é uma planta muito usada na alimentação de patos. É bastante vigorosa no seu crescimento, colonizando muito rapidamente as zonas onde se instala, de facto, em condições ideais a área ocupada pelas plantas pode duplicar em apenas alguns dias. No rio Homem surge em zonas de águas paradas, sobretudo em “poças” formadas a seguir ás chuvas e enchentes do rio. As rãs e insectos aquáticos utilizam-na como refúgio contra predadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário