Pesquisar neste blogue

21 dezembro 2010

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Olhão

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Freguesia de Olhão, começou a ser construída a 4 de Junho de 1698 e demorou 17 anos a ser concluída, tendo a sua abertura ocorrido em 1715.É uma igreja em estilo barroco, na qual, figuram uma abóbada de berço grandiosa e bem lançada e uma torre de quatro sineiras. A frontaria é alta e rematada por um frontão de alvenaria, com volutas e o tímpano é decorado por um escudo marial coroado e anjos ladeando-o. O portal é encimado por um frontão com decorações esculpidas e as janelas têm ornamentos por cima do lintel. É uma fachada com dois corpos sobrepostos com a particularidade de as janelas alinhadas fazerem lembrar os edifícios civis. O interior é em forma de cruz latina, de braços ligeiramente apontados, com cinco altares (o altar-mor; o altar de São Pedro e o altar de São João Baptista, na parede do cruzeiro; o altar das almas, do lado da Epístola e o altar da Nossa Senhora da Conceição do lado do Evangelho. O retábulo da capela-mor é barroco , em termos decorativos destaca-se por ser todo dourado, com um grupo de anjos adorantes debaixo do baldaquino em torno de uma boa imagem de madeira do Jesus ressuscitado e com o seu monumental sacrário de cúpula em charola. Os retábulos colaterais são da fase joanina, em talha dourada sobre fundo vermelho e com um baldaquino sobre os nichos.
O retábulo do altar da Nossa Senhora da Conceição é dourado e policromado terminando numa estatueta de anjos e com o escudo português coroado.
O retábulo da Capela do Senhor Crucificado deve ter sido feito nos anos posteriores pelo mesmo entalhador do retábulo de Nossa Senhora da Conceição, pois são idênticos. Já a talha do arco triunfal é rococó.
A particularidade desta igreja é ter na sua traseira uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos. Trata-se de uma capela de fachada centrada, com telhados de quatro águas e janelas com sacadas de ferro forjado. O centro tem um pórtico de três arcos, decorado no interior com azulejos de cor azul e branco, e uma galilé . É enaltecido por um painel de azulejos com o Cristo Crucificado, no exterior. Vê-se da Avenida da República e é resguardada unicamente por uma gradaria de ferro.

Sem comentários:

Enviar um comentário