Pesquisar neste blogue

22 fevereiro 2011

Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Atouguia da Baleia

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Freguesia de Atouguia da Baleia, começou a ser construída em 10 de Maio de 1694 e ficou concluída a 9 de Abril de 1698.
É uma igreja de estilo maneirista e barroco. As características maneiristas são visíveis na conjugação das massas e volumes e a dinâmica barroca é-lhe conferida pelo frontão da empena e pelo jogo de contrastes de materiais empregues no exterior e no programa decorativo do interior.
A Igreja é composta de uma nave, capela-mor, duas sacristias com átrio, dois torreões de planta quadrada salientes dos dois lados da fachada principal e uma vasta alpendrada que rodeia a nave, todos os espaços são cobertos por abóbadas de aresta, com excepção da nave que tem abóbada de berço.
Na nave podemos ver o coro alto, sustentado por duas colunas de madeira pintada, imitando o mármore, dois púlpitos, com base em mármore, duas pias de água benta, também de mármore, esculpidas em forma de concha, e dois altares laterais com retábulos em talha policromada. Um arco triunfal de volta perfeita abre para a capela-mor. É iluminada por onze janelões e uma rosácea. Existem mais cinco janelões.
A capela-mor é inteiramente forrada a mármore, excepto dois medalhões em pintura mural, com incrustações de rosa, branco, amarelo, vermelho e negro, desenhando motivos decorativos, ostenta beleza e magnificência. A imagem da padroeira encontra-se dentro de um baldaquino de talha dourada e vidro.
Na sacristia sul existe um bonito arcaz de pau preto, que cobre toda a parede, e uma fonte com lavatório e cabide, todo em mármore.

Sem comentários:

Enviar um comentário