Pesquisar neste blogue

28 fevereiro 2011

Visitar a Igreja de São Pedro - São Pedro (Peniche)

A Igreja de São Pedro está localizada na Freguesia de São Pedro (Peniche). A sua construção remonta ao final do século XVI.
A frontaria divide-se em três partes principais. Ao centro, encontra-se um nártex, com um arco de volta perfeita, sobre duas pilastras quadrangulares que o sustentam. Um pouco acima deste, existe um óculo circular. Ainda acima deste, encontra-se um frontão triangular, rematando a empena. No lado direito da fachada, encontra-se uma torre sineira, encimada por um coruchéu.
O interior da igreja divide-se em duas grandes naves laterais e uma grande nave central. Nas primeiras, destacam-se altares dedicados ao Senhor do Bonfim, a Nossa Senhora da Boa Viagem e a São Pedro de Alcântara, de talha dourada barroca. Na nave central, destacam-se a capela-mor, dedicada a São Pedro, e seu retábulo-mor também em talha dourada barroca, assim como diversas pinturas do século XVIII retratando episódios da vida do santo, tais como Quo vadis? e a pesca milagrosa, da autoria de Pedro Peixoto.
Na sacristia, é possível encontrar uma pintura barroca representando a Sagrada Família, datando provavelmente de finais do século XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário