Pesquisar neste blogue

28 fevereiro 2011

Visitar o Forte de Peniche - São Pedro (Peniche)

O Forte de Peniche, localizado na Freguesia de São Pedro (Peniche), é ainda hoje é uma imponente estrutura militar, que merece uma visita. Ali se encontra um museu (desde 1984) que ilustra a história de Peniche (com peças de arqueologia e de artesanato local, por exemplo) e que evoca a resistência antifascista, recordando que aquele forte serviu de prisão política durante o regime do Estado Novo.
A famosa fuga de Peniche foi uma das mais espectaculares da história do fascismo português, por se tratar de uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.

No dia 3 de Janeiro de 1960 evadem-se do forte de Peniche: Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues.

Foi devido aos constantes ataques de corsários que D. Manuel I mandou construir um castelo-fortaleza naquele local, embora a obra só tenha ficado concluída durante o reinado de D. Sebastião, em 1570. Já durante os 60 anos de domínio filipino em Portugal, realizaram-se importantes obras no forte, transformando-o numa verdadeira praça de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário