Pesquisar neste blogue

06 fevereiro 2011

Visitar a Igreja Matriz de Ansião

A igreja matriz de Ansião data de 1593 e é rodeada por um adro, com o piso calcetado tem um muro com gradeamento em ferro e uma escadaria de acesso à entrada principal.
No interior, o templo é amplo, apresentando três naves, divididas entre si por cinco arcos em alvenaria que assentam sobre colunas toscanas e o pavimento é em madeira. A Capela-mor, separada da nave central por um arco de volta perfeita, mantém o chão em pedra, uma cobertura em abóbada com caixotões em cantaria e o retábulo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, é contemporâneo.
Ao cimo de cada uma das naves laterais há altares, já tardios, em talha dourada.
No lado esquerdo do templo, logo à entrada, existe o baptistério inscrito numa capela de arco alteado, com pia baptismal seiscentista. No lado direito, já para lá da porta do sol, destacam-se duas capelas:
Uma com arco de cantaria lavrado e tecto também em pedra, decorada com uma imagem de pedra de Santo Aniano, do século XVII, em nicho ao lado da Cruz, e outra imagem da Santa Teresa do Menino Jesus. Esta Capela do início do século XVII, foi mandada construir por André Fernandes e esposa que aí estão sepultados.
Na outra capela, ao lado, destaca-se um baixo-relevo da Renascença Coimbrã em pedra representando um lindo e valioso Calvário (século XVI).

Sem comentários:

Enviar um comentário